Notícias

Um em cada 3 pacientes da Covid-19 tem perda de olfato

(ANSA) – A perda do olfato e do paladar atingem um em cada três pacientes que contraem o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mostrou um estudo publicado nesta segunda-feira (30) pela revista “Clinical Infectious Diseases“.

A pesquisa da Universidade dos Estudos de Milão, liderada pelo italiano Massimo Galli, mostrou ainda que os sintomas são reportados já na fase prévia da doença e atinge sobretudo os mais jovens e as mulheres.

O estudo foi desenvolvido no Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Luigi Sacco em colaboração com os especialistas Andrea Giacomelli, Spinello Antinori, Stefano Rusconi e jovens médicos que atuam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 na Itália.

“Nós encontramos esses distúrbios em diversas categorias de pacientes, seja em quem só teve sintomas leves, seja em que teve o desenvolvimento mais grave. Em geral, são mais frequentes nos jovens e em pacientes do sexo feminino”, informou Galli à ANSA.

A pesquisa contou com a participação dos pacientes internados no hospital, mas o coordenador do estudo informou que continua a receber dezenas de e-mails e telefonemas de pessoas que estão em casa e manifestam esses sintomas como os únicos de relevância. No máximo, alguns tem apenas febre leve.

“Não estamos ainda com a capacidade de dizer alguma coisa sobre a possibilidade de duração destas alterações. Aquilo que parece, no momento, é que quem está em casa e manifesta esses distúrbios, já está em via de se curar, enquanto quem chega no hospital, está mais grave, porque apresentou esses sintomas na fase inicial”, conclui Galli.

Diversos estudos estão sendo realizados ao redor do mundo para tentar entender melhor o comportamento da Covid-19. Até o momento, os sintomas clássicos do novo coronavírus são febre alta, tosse constante e dificuldade de respiração, mas pesquisas mostram que outros sintomas já estão sendo relacionados ao problema – como a perda do olfato e do paladar, diarreia e uma fraqueza excessiva.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.