Negócios

Aumento das exportações de soja pode afetar mercado interno, diz Conab

Os produtores brasileiros de soja devem encontrar bom mercado para comercialização de sua colheita. As exportações nos dois primeiros meses de 2019 chegaram a 8,24 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. Comparado com o mesmo período nos dois últimos anos, quando as vendas brasileiras para o exterior ficaram próximas a 4,4 milhões de toneladas, os embarques praticamente dobraram.

“O principal destino da oleaginosa continua sendo a China. Do total vendido, cerca de 7 milhões foram enviadas apenas para o país asiático”, afirma o analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Leonardo Amazonas. “Mesmo com o comprometimento chinês de comprar mais 10 milhões de toneladas da oleaginosa norte-americana, a procura pelo produto brasileiro continua intensa”, garante.

Amazonas ressalta que, caso ocorra uma nova operação entre os dois países, poderá ser realizada apenas a partir da próxima safra americana (2019/2020). Além disso, o técnico indica que as exportações dos EUA para a China, na safra 2018/2019, permanecem menores que o registrado nas últimas seis safras.

“Para se ter uma ideia, em 2017 a China adquiriu cerca de 31 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos, e apenas 8,36 milhões em 2018. Com a trégua entre os dois países em dezembro do ano passado, a aquisição chinesa poderia voltar a crescer, porém, ainda que cheguem a um patamar de 20 milhões de toneladas em 2019, seria um quantitativo abaixo do normal”, reforça o analista.

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), neste ano a China deve importar 88 milhões de toneladas de soja. Confirmando-se que 20 milhões de toneladas do produto virão do mercado norte-americano, o país asiático ainda importaria 68 milhões de toneladas do Brasil e outros países. “Estima-se que, caso não haja um acordo no conflito entre os dois países, o Brasil poderá chegar a um valor de exportação para a China próximo a 59 milhões de toneladas em 2019”, pondera Amazonas. “Este índice é menor que o exportado no ano de 2018, de 68 milhões de toneladas, mas ainda seria maior que o valor de 2017, que foi de 53,79 milhões de toneladas”.

Mercado Interno – A análise considera também a questão da demanda interna, uma vez que o aumento de 11% na mistura com o biodiesel, prevista a partir de junho deste ano, pode diminuir a quantidade de grão destinada ao óleo de soja. “Além disto, teremos um aumento na expectativa de exportações de carnes, principalmente para Rússia e China. Isto faz com que o consumo do farelo de soja também aumente em 2019”, destaca o analista. “E a estimativa é de que o Brasil consuma aproximadamente 44 milhões de toneladas de grãos internamente”.

De acordo com o último levantamento da safra de grãos 2018/2019, divulgada pela Conab neste mês, a produção da soja deve ser de 113,5 milhões de toneladas. A quebra de safra brasileira se deve a problemas climáticos enfrentados nos estados que cultivam a oleaginosa, como Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e na região do Matopiba, principalmente na Bahia.

Read More...

Disney

Live-action de Kim Possible estreia neste domingo no Disney Channel

Sucesso entre crianças e adolescentes, Kim Possible é uma série de desenho animado americano, produzida e exibida pelo Disney Channel em 2002, que ganhará sua versão live-action com estreia para o próximo domingo, dia 24 de março, às 20h.

O filme mostrará Kim Possible (Sadie Stanley) e seu fiel companheiro Ron Stoppable (Sean Giambrone) no colégio, onde conhecem Athena – nova personagem, colega e superfã de Kim – que se une a eles contra um nefasto plano dos vilões Drakken e Shego.

O elenco conta com Sadie Stanley como Kim Possible e Sean Giambrone interpretando Ron Stoppable, além de nomes como Alysson Hannigan (How I Met Your Mother), Connie Ray (The Big C) e Ciara Wilson. O roteiro do filme foi escrito pelos criadores da série, Mark McCorkle e Bob Schooley, ao lado de Josh Cagan, com direção de Adam B. Stein e Zach Lipovsky.

O filme original do Disney Channel, baseado na amada série animada, é uma comédia de ação e aventura sobre Kim Possible, uma super-heroína moderna que enfrenta os desafios de entrar em uma nova escola enquanto tenta salvar o mundo de vilões perigosos.

A história começa quando Kim e seu melhor amigo e companheiro, Ron Stoppable, entram na Middleton Middle School. Ela está pronta para enfrentar o novo desafio – como sempre fez com todas as outras coisas em sua vida -, mas sua confiança vacila quando ela começa a encontrar novos obstáculos como, por exemplo, se perder entre os corredores confusos da escola, chegar atrasada para a aula e sendo rejeitada durante os testes de futebol pela sua inimiga, que finge ser sua amiga: Bonnie.

Tudo muda quando Kim e Ron conhecem e se tornam amigos de Athena, uma nova colega de classe e fã de Kim Possible, que se torna membro do Team Possible. Enquanto isso, o malvado Drakken e Shego reaparecem em Middleton com um plano para finalmente derrotar Kim. Agora, enfrentar esses super vilões depende do time: Kim, Ron, o gênio da tecnologia Wade, sua nova amiga Athena e Rufus, um rato-toupeira-pelado que o Ron encontra no caminho.

Desde que a série animada estreou em 2002, Kim Possible se tornou uma das primeiras histórias a apresentar uma garota moderna e empoderada, que é capaz de enfrentar tudo.

Read More...

Cinema, Destaques

Cinemark inicia pré-venda de Shazam!

A Cinemark iniciou a pré-venda de “Shazam!” (Warner), que tem estreia marcada para o dia 4 de abril. Quem quer garantir lugar já pode adquirir ingressos pelo App Cinemark, pelo site da Rede e nas bilheterias dos cinemas.

O filme conta a história de um super-herói desastrado, que não tem muita familiaridade com seus poderes. Com direção de David F. Sandberg (Annabelle 2), “Shazam!” é protagonizado por Zachary Levi (“Thor: Ragnarok”) e por Asher Angel (“Jolene”).

Sinopse: Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Serviço Cinemark

  • ‘Shazam!’
  • Dia: 4 de abril
  • Ingressos: disponíveis nas bilheterias e no site da Cinemark (www.cinemark.com.br)

Read More...

Brasil

Boneca Momo: fake News ou não, pais estão preocupados com as crianças

Em 2018, uma imagem assustadora circulava na Internet e enviava desafios para as crianças através do WhatsApp induzindo as mesmas a passarem informações pessoais e cometerem atos de automutilação. Era ela: a boneca Momo. Nada amigável, a imagem feminina de cabelos pretos, aparência cadavérica e olhos bem grandes alcançou “fama” mundial.

Este ano, a boneca voltou e está preocupando muitos pais. A figura de feições bizarras estaria aparecendo em desenhos e vídeos infantis estimulando os pequenos a cometerem suicídio. O YouTube afirmou que não há evidências de vídeos em que a Momo incentiva o ato dentro da plataforma. Entretanto, a onda de pânico é grande e há quem diga que o problema é real. Fake News ou não, o assunto vem à tona e circula nos grupos em que pais conversam sobre assuntos escolares e tem gerado aflição.

A pequena Maria Sophia, de 5 anos, estava na casa do pai quando sua mãe, a enfermeira Priscila Braga, de 31, recebeu o alerta sobre a sua alteração de comportamento. “Ela estava estranha, aparentando muito medo e não queria dormir sozinha”, descreveu Priscila. Naquele momento, Priscila ainda não tinha visto a repercussão do caso.

Na última segunda-feira (18), que a enfermeira começou a ser bombardeada com informações sobre a boneca Momo, quando então ligou ao comportamento da filha. “A noite, fui tentar conversar com Sophia, perguntar se ela sabia sobre o caso e ela se desesperou. Chorava compulsivamente, me pedia para não falar sobre a boneca e não queria que eu saísse de perto dela”, contou.

Priscila aclamou e logo procurou ajuda de um psicólogo. “Fui aconselhada a não tocar mais nesse assunto em sua frente”. Apesar de não falar mais com Sophia sobre o caso, a enfermeira contou a sua história em um grupo em que participa e viu que a sua situação não é um fato isolado. “Todas as mães que conversei, estavam passando pela mesma situação ou conhecem alguma criança que está em pânico por causa da boneca”.

Para ao pais, Priscila compartilha uma dica: “Na ajuda em que procurei, fui informada que a melhor forma de se evitar problemas como esse, não é restringindo o uso do celular. Ao invés de deixar os pequenos com acesso livre ao aparelho, é necessário assistir aos conteúdos, baixa-los e só assim, deixar que eles assistam”. Priscila também falou sobre a importância do monitoramento. “Sempre me preocupei com o que Sophia assistia, mas aprendi que o cuidado deve ser redobrado”, conclui.

Flávia Brandão Bomfim é psicóloga e pós-graduanda em Neuropsicologia, e explica que as crianças são um público-alvo “fácil” e tem dificuldade de nomear e reconhecer os seus próprios sentimentos. “As crianças possuem muito tempo livre e, na maioria das vezes, utilizam os aplicativos da internet sem nenhum tipo de monitoramento do pais. Vale ressaltar também que esses desafios são bem elaborados, chamam atenção. E as crianças não sabem diferenciar o que é uma brincadeira boa da ruim”, destaca.

A psicóloga também ressalta que as escolas precisam estar sempre oferecendo palestras para pais e alunos sobre o mau uso da internet, cursos de aperfeiçoamento para professores e ter em sua grade curricular eventos regulares sobre temas atuais. “Acredito que depois desse jogo os pais vão prestar mais atenção no que os filhos assistem e o que fazem na internet. E o papel da escola é estar sempre conscientizando os jovens para os benefícios e malefícios das redes sociais”, ressalta.

Read More...

Concurso Público, Destaques

Governo do RN convoca novos professores efetivos e temporários

O Governo do Rio Grande do Norte publicou na edição desta sexta-feira (22), do Diário Oficial do Estado, a convocação de 30 professores para o quadro efetivo da Secretaria de Educação e da Cultura. Trata-se da primeira convocação de educadores deste ano. Esses profissionais serão distribuídos pelas unidades de ensino estadual espalhadas pelas 16 diretorias regionais.

A convocação é referente ao edital 001/2015, e em substituição aos candidatos que não se apresentaram na última convocação de 2018. O DOE também traz a convocação de outros 58 professores temporários, referente aos editais 001/2017 e 001/2018. Estes irão atuar nas 57 escolas do Estado que possuem turmas de educação profissional.

Os professores efetivos são das áreas de Pedagogia (anos iniciais e educação especial), Biologia, História, Química, Sociologia, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Especialista de Educação (suporte pedagógico). Já do eixo tecnológico, os temporários atuarão nas disciplinas Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Industrial e Sistemas Elétricos, Segurança no Trabalho, Administração, Meio Ambiente, Energia Renovável, Nutrição e Dietética, Manutenção e Suporte em Informática, Turismo, Agroecologia, Mineração e Edificações.

Os convocados as vagas efetivas terão trinta dias, a partir desta publicação, para se apresentarem nas Direcs para as quais os aprovados se inscreveram com a documentação exigida no edital de 2015. Os convocados dos editais Nº 001/2017 e 001/2018 terão vinte dias, a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado. Toda a documentação, exames exigidos e local para inspeção médica admissional e entrega de documentos estão listados na convocação.

Confira o link das convocações de acordo com editais abertos:


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Agora, se pretende focar nos estudos com os mais variados materiais para concurso, clique aqui. Quer bolsa de estudo com até 70% de desconto? Clique aqui e saiba mais!

Read More...