Agenda Cultural

Espetáculo de dança e halloween animam fim de semana no Cidade Jardim

O final de semana do Shopping Cidade Jardim será assustadoramente divertido para o público infantil, que será agraciado com espetáculos gratuitos, no hall de eventos do shopping.

No sábado (26), às 17h30, será exibido o Espetáculo Retalhos, que reúne vários trabalhos coreográficos do Studio de Dança Soraya Lima, alguns premiados em festivais, em 40 minutos de apresentação. Crianças e adolescentes farão números de ballet, hip hop, jazz e dança popular para encantar o público.

A programação do Halloween Kids acontece no domingo (27), às 16h, com show musical da cantora Yasmin Brito com o grupo Trioalegria, além de uma performance apavorante dos alunos do Curso de Teatro da 1,2,3 Gravando. O público está convidado à soltar a imaginação e se fantasiar para a festa, aproveitando as travessuras do Halloween com todo o terror que a data merece. A festa especial de Dia das Bruxas será realizada em parceria com a Casting Models e com a produtora 1,2,3 Gravando.

Parquinho

Todos os domingos, as crianças podem aproveitar o Parquinho do Cidade Jardim, e neste final de semana não será diferente. Pula-pula, piscina de bolinhas e outras atrações fazem a alegria da garotada em um espaço exclusivo e seguro para a diversão dos pequenos. O Parquinho vai funcionar das 16h às 20h, complementando a programação infantil do fim de semana.

Read More...

Educação

UFRN é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste. O resultado foi divulgado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a apresentação do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. No país, a UFRN alcançou a 11º colocação, a frente de universidades tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (12º) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (32º).

Realizado pela Brasil Júnior, Confederação das Empresas Juniores Brasileiras, o índice enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior, utilizando como critérios a inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. Nesta terceira edição, foram classificadas 123 universidades de todos os estados brasileiros. A equipe realizadora define “uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável e que desenvolva a sociedade por meio de práticas inovadoras”.

Em 2019, a UFRN alcançou números proeminentes para a realidade do Nordeste, o que a situou em 13º no país no número de patentes pedidas, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) divulgado no início deste mês de outubro. Além disso, com 18 cartas-patentes concedidas, a UFRN está a frente de universidades com IGC similares ao seu, como Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia. “Os resultados são fruto do esforço institucional de aproximação da Universidade com o setor produtivo e consequente aproveitamento das tecnologias e do conhecimento gerados aqui dentro da academia pelas empresas, o que acreditamos que impacta diretamente no desenvolvimento da nossa região”, colocou o diretor da Agência de Inovação da UFRN, Daniel Pontes.

Ele pontuou que a própria criação da unidade, datada de junho de 2019, é fruto deste esforço. Embora já existisse desde 2007 inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, a unidade passou por uma reestruturação que a transformou em unidade suplementar. Assim, acresceu suas atribuições, dentre as quais a gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e dos ambientes promotores de inovação na UFRN, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como, as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Números da inovação da UFRN

-237 pedidos de patente

-18 patentes concedidas

-Softwares: 177 registrados

-Marcas: 58 registradas

-Incubadoras: 5

-Gestora do primeiro e único parque tecnológico do Estado

Read More...

Educação

Enem 2019: confira os horários da prova por estado

Falta pouco mais de uma semana para a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que vai ocorrer no dia 3 de novembro. A segunda parte do exame está marcada para o dia 10 do mesmo mês. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados brasileiros devido aos fusos horários. Contudo, a programação do exame segue o horário oficial de Brasília. Portanto, candidatos do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão realizar as provas até duas horas antes do horário da capital do Brasil.

O Instituto Anísio Teixeira (Inep) alerta para o acesso à sala de provas, que só será permitido mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda, ainda, que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Confira o horário das provas do Enem em cada estado:

Abertura dos portões às 10h (horário local), com fechamento às 11h:

– Acre

– Amazonas – 13 municípios:

– Atalaia do Norte

– Benjamin Constant

– Boca do Acre

– Eirunepé

– Envira

– Guajará

– Ipixuna

– Itamarati

– Jutaí

– Lábrea

– Pauini

– São Paulo de Olivença

– Tabatinga

Abertura dos portões às 11h (horário local), com fechamento às 12h:

– Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima)

– Roraima

– Rondônia

– Mato Grosso

– Mato Grosso do Sul

Demais estados:

Abertura dos portões – 12 horas

Fechamento dos portões – 13 horas

Início das provas – 13h30

Término das provas – 19 horas

O horário de término das provas é válido para o primeiro domingo do Exame. No dia 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova. Já no segundo domingo, 10 de novembro, serão cinco horas.

*Com informações do Inep

Read More...

Educação

Inep firma convênio com nova instituição portuguesa

O Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal, passou a integrar a lista de universidades portuguesas que adotam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de brasileiros para os cursos de graduação. Com a adesão da IESFafe, já são 42 instituições de educação superior portuguesas que usam as notas do exame.

O programa foi criado em 2014, quando algumas instituições de Portugal aceitavam os resultados individuais do Enem em seus processos seletivos. Mais de 1,2 mil brasileiros já foram estudar no país por meio dos convênios do Inep.

Para simplificar o acesso dessas instituições ao desempenho dos candidatos interessados no ensino superior português, o Inep passou a realizar os acordos interinstitucionais de cooperação. Essa troca de informação possibilitou a ampliação de possibilidades de intercâmbio educacional.

O programa do Inep, que completou cinco anos em maio de 2019, tornou-se possível com uma mudança na legislação portuguesa. O Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu. Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais.

Lista das universidades portuguesas que aceitam o Enem:

1. Universidade de Coimbra (UC)
2. Universidade do Algarve (UAlg)
3. Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria )
4. Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
5. Instituto Politécnico do Porto (P.Porto)
6. Instituto Politécnico Portalegre (IPP)
7. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
8. Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
9. Universidade de Aveiro (UA)
10. Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
11. Universidade de Lisboa (ULisboa)
12. Universidade do Porto (U.Porto)
13. Universidade da Madeira (UMa)
14. Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
15. Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)
16. Universidade dos Açores (UAc)
17. Universidade da Beira Interior (UBI)
18. Universidade do Minho
19. Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)
20. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Universidade Lusófona)
21. Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
22. Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
23. Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
24. Universidade Lusófona do Porto (ULP)
25. Universidade Portucalense (UPT)
26. Instituto Universitário da Maia (Ismai)
27. Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)
28. Universidade Católica Portuguesa (UCP)
29. Universidade Fernando Pessoa (UFP)
30. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)
31. Instituto Leonardo da Vinci (ILV)
32. Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Essa)
33. Universidade Lusíada – Norte
34. Universidade Lusíada
35. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
36. Escola Superior Artística do Porto (Esap)
37. Universidade Europeia
38. Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL)
39. Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)
40. Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)
41. Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso) 
42. Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe)

Read More...

Destaques, Plantão Policial

PRF prende em Natal fugitivo da Penitenciária de Mossoró

Durante fiscalização na noite desta terça-feira (22), no km 75 da BR 101, em Natal, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de 33 anos, fugitivo da Penitenciária Mário Negócio – de Mossoró.

Ao abordar um ciclomotor Shineray, sem placa, os policiais solicitaram os documentos ao condutor, que não estava portando.

Após consultas, foram encontrados dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Natal e pela Vara de Execuções Penais de Mossoró, somando mais de 35 anos de condenação, pelos crimes de roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

Ao ser questionado sobre a fuga, o homem informou que ocorreu no ano de 2007 e que tinha cumprido aproximadamente quatro anos de prisão.

O condutor ainda informou que era pastor de uma igreja evangélica há quase seis anos.

O ciclomotor foi recolhido ao pátio e o condutor levado à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.

Read More...