UFRN ultrapassa marca de 30 mil litros de álcool produzidos

UFRN ultrapassa marca de 30 mil litros de álcool produzidos

UFRN ultrapassa marca de 30 mil litros de álcool produzidos

Rafael Nicácio maio 26, 2020 Destaques

Desde a declaração de pandemia mundial do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a UFRN vem desenvolvendo diversas ações para o enfrentamento e a prevenção à covid-19 e em apoio aos serviços de saúde pública estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Uma delas foi a produção de álcool 70% em diversas frentes.

Principal fonte dessa produção, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) superou esta semana a marca de 30 mil litros de álcool. O material contribui com o suprimento de hospitais universitários vinculados à UFRN, Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Segurança, Superintendência de Infraestrutura (Infra/UFRN), Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Secretaria de Assuntos Penitenciários e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

De acordo com a vice-diretora do Nuplam, professora Lourena Mafra, as instituições recebem o produto quinzenalmente. Em uma semana, a distribuição é direcionado à Sesap, na outra, as unidades da UFRN, bem como as demais entidades parceiras, têm seu abastecimento garantido.

Na avaliação de Lourena Mafra, o trabalho desenvolvido pelo Nuplam permite que não falte esse material, cuja utilização é fundamental para o bom funcionamento das unidades de saúde. Dessa forma, a universidade tem ajudado a combater a pandemia do coronavírus no estado.

“O álcool antisséptico é item essencial nos estabelecimentos de saúde, sendo de extrema importância que essas unidades não passem por desabastecimentos nesse momento de pandemia. Nesse sentido, a UFRN tem garantido ao nosso estado que esse insumo esteja disponível por meio dessa produção do Nuplam”, afirma a professora.

Outros artigos