UFRN planeja abrir hospital na Zona Norte de Natal

novembro 6, 2017 0 Por Rafael Nicácio
UFRN planeja abrir hospital na Zona Norte de Natal

O pedido oficial, à Prefeitura do Natal, para cessão do terreno na Zona Norte para a construção e ampliação da Maternidade Escola Januário Cicco, foi o tema da reunião entre a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais.

Na ocasião do encontro, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (6), ambos gestores destacaram que a intenção é beneficiar a Zona Norte da capital, em uma perspectiva de que a UFRN e a Empresa passem a oferecer serviços diretamente na região, uma das mais populosas do Estado.

Com a expectativa de oferecer inicialmente 220 leitos à população, a reitora destacou que o número leva em consideração uma avaliação feita na região, “uma das que mais cresce em Natal e que propiciará uma inserção social da Universidade cada vez mais forte em um espaço onde não temos atuação”. O presidente da Ebserh corroborou com a afirmação, acrescentando que o benefício pode ser vislumbrado pelos serviços que serão oferecidos.

“A unidade comportará atendimento de prevenção ao câncer, obstetrícia, neonatologia, com UTI Materna e NeoNatal”, destacou. A chefe da Divisão Médica da Januário Cicco, Sônia Maria de Medeiros Barreto, acrescentou que cirurgias ginecológicas, que apenas a Maternidade proporciona no estado, também serão oferecidas na unidade da Zona Norte.

A reunião também contou com a presença do vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, e do assessor para Gestão dos Hospitais Universitários da UFRN, Juarez Ferreira. Ao final, a reitora encaminhou ofício ao prefeito da Cidade de Natal, Carlos Eduardo Alves, solicitando a cessão do espaço.

Para mais notícias do Rio Grande do Norte, clique aqui!