Notícias

UFRN fornece mais de 4 mil litros de álcool à unidades de saúde do Estado

Com números crescentes de contágio em todas as regiões do Brasil, a epidemia causada pela Covid-19 demanda uma série cuidados e esforços da população e das instituições. Além daquelas individuais, como a permanência em casa sempre que possível e a limpeza frequente das mãos, uma medida essencial é a manutenção de ambientes em locais públicos com circulação de pessoas, a exemplo de unidades de saúde, transportes e mercados.

Para todos esses cuidados, o álcool se apresenta como elemento central. Nesse sentido, a UFRN tem desenvolvido papel importante no provimento desse produto nos serviços de saúde pública estaduais e municipais do Rio Grande do Norte, bem como em suas próprias unidades, incluindo os hospitais universitários.

Em uma frente, Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam). Com mais de 4 mil litros distribuídos, o Nuplam atende os hospitais ligados à UFRN, a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).

De acordo com a vice-diretora do Nuplan, Lourena Mafra, o abastecimento à Sesap acontece semanalmente, enquanto as unidades de saúde da UFRN recebem esse material a cada quinzena.

Outra unidade da UFRN com participação efetiva na produção de álcool para o estado é o Departamento de Farmácia (DFARM/UFRN), que já entregou cerca de 800 litros de álcool líquido 70%. Utilizado para desinfecção de ambientes, o produto já atendeu ao Hemonorte e às secretarias de Saúde de Carnaúba dos Dantas, São José do Mipibu e Extremoz, entre outros órgãos.

Inicialmente voltado à produção do álcool líquido 70%, o DFARM também vai trabalhar com álcool em gel em breve. “Estamos aguardando, para a próxima semana, a doação de uma empresa paulista de 200 Kg da base para produção de cerca de 750 Kg de álcool gel”, informa o chefe do DFARM, professor Túlio Moura.

Participam dessa tarefa de combate à Covid-19 os laboratórios de Controle de Qualidade, Farmacotécnica, Cosméticos e o Laboratórios Escola de Farmácia Industrial (Lefi), todos no Departamento de Farmácia. Para o professor Túlio Moura, ainda é cedo para avaliar o impacto dessa atividade.

“É difícil dimensionar a abrangência desse trabalho. Provavelmente, estamos protegendo milhares de pessoas da contaminação e, por consequência, salvando vidas, que é o mais importante. Não pensamos na grandeza, mas, sim, em ajudar aqueles que estão na linha de frente”, afirma Túlio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.