
UFRN é apontada como uma das 50 melhores universidades da América Latina
julho 7, 2016A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) consta entre as 50 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A classificação foi publicada nesta quinta-feira, 7, pela revista inglesa Times Higher Education (THE), e a universidade potiguar ficou na 33ª posição no Ranking da América Latina e na 17ª colocação, se considerarmos apenas as universidades do Brasil.
A notícia foi comunicada à instituição por meio do secretário Márcio Venício Barbosa, da Secretaria de Relações Institucionais Internacionais (SRII). No comunicado, a publicação cita a instituição norte-rio-grandense entre “As Top 50 da América Latina”.
Informada a respeito desse desempenho da UFRN em âmbito continental, a reitora Angela Maria Paiva Cruz, observou que esse é um dos resultados do esforço institucional na busca da excelência no ensino, na pesquisa, extensão e inovação. “Mas não chegaríamos a essa qualidade no ensino superior do RN se não fizéssemos a expansão regional, por meio da interiorização, e internacionalização, via acordos bilaterais de cooperação técnica para estudos de graduação e desenvolvimento de pesquisa”, colocou a reitora.
[xtopic title=”” layout=”1″ alignment=”left” count=”3″ condition=”latest” order=”DESC” tags=”” featured=”0″ ids=”48467″ cats=””]
A gestora da UFRN fez questão de reconhecer a pesquisa como um elemento fundamental para a evolução da UFRN. “De 2011 para cá já ultrapassamos mais de 100 pedidos de patente, registro e/ou certificação de processos e produtos gerados por pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento. Isso faz o diferencial de uma universidade”, disse Angela Paiva.
Times Higher
Anteriormente chamada de The Times Higher Education Supplement, Times Higher Education – THE – é uma revista inglesa que publica notícias, artigos e opiniões sobre educação superior. Faz, também, rankeamento de instituições desse nível de ensino. Esse ranking é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e observadas.