Notícias

UFRN cria força-tarefa de combate ao coronavírus

Enfrentando a situação de emergência provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou uma força-tarefa para apoiar o estado. Cumprindo com sua missão social de fortalecer a saúde pública, a Universidade está realizando análises clínicas de outras doenças para reduzir a demanda do laboratório estadual, bem como está empreendendo esforços na aquisição de insumos necessários para iniciar testes do Covid-19 e a produção de álcool, além ter disponibilizado uma cartilha nutricional de enfrentamento ao coronavírus.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRN), Antônio de Lisboa Costa, nesta semana, o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas intensificou a realização dos exames das arboviroses (dengue, chikungunya, zika), que ainda representam uma demanda numerosa. “Esse trabalho da UFRN desafoga a demanda do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte), permitindo que o laboratório fique livre para se dedicar, principalmente, às análises do coronavírus, explica.

Ainda segundo o diretor Antônio Costa, o Departamento de Nutrição e o Programa de Pós-Graduação em Nutrição elaboraram a cartilha Orientações Nutricionais para o Enfrentamento do Covid-19, abordando sobre a importância da higienização e conservação correta dos alimentos no contexto do coronavírus, bem como outros aspectos que podem ser conferidos aqui.

Sobre as ações planejadas para os próximos dias, o Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN), em parceria com o estado, pretende realizar testes do Covid-19, o que vai acelerar os diagnósticos no RN. O início desse trabalho está dependendo da chegada do kit para testagem do coronavírus, além de reagentes e equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão com dificuldade de fornecimento devido à grande demanda causada pela doença. “A UFRN está com toda infraestrutura e pessoal qualificado para iniciar os testes”, esclarece a diretora do IMT, Selma Jerônimo.

Na mesma perspectiva, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) aguarda a chegada de substâncias para produzir álcool, assim como o Departamento de Farmácia, que solicitou a autorização da Vigilância Sanitária. O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) está elaborando também um projeto de extensão para apoiar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), ofertando teleorientação (instruções remotas) para profissionais e para população.

Prevenção

Para a diretora do IMT-UFRN e pesquisadora em doenças infecciosas e parasitárias, Selma Jerônimo, neste momento, a principal forma de evitar a propagação do novo coronavírus é intensificar as medidas preventivas, como a higienização regular das mãos e o isolamento das pessoas. Para a professora, é preciso ter atenção especial ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, e quem tem doenças crônicas, por exemplo). Contudo, ela lembra que a doença também atinge pessoas jovens e, por isso, é importante que a quarentena seja praticada, para conter a disseminação do vírus.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.