UFRN abre mais de 7 mil vagas via SiSU
Foto: Cícero Oliveira

UFRN abre mais de 7 mil vagas via SiSU

O Ministério da Educação (MEC) iniciou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020. Os candidatos devem se inscrever até o dia 9 de abril, por meio do site www.sisu.mec.gov.br, para concorrer às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferta 7.106 vagas, sendo 3.545 para ampla concorrência e 3.561 para as cotas, conforme Lei nº 12.711/2012.

A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira, recomenda que os interessados em ingressar na instituição acessem a página do Sisu na UFRN, onde estão disponíveis o Termo de Adesão e o edital que rege o processo seletivo. O Termo de Adesão dispõe de informações relevantes para o momento da inscrição, tais como as vagas por curso, notas mínimas e pesos. O edital, por sua vez, apresenta as regras para cadastro e matrícula dos estudantes convocados na chamada regular do MEC, cujo prazo está previsto para o dia 13 de abril, e nas demais chamadas e preenchimentos que acontecerem até a ocupação de todas as vagas.

Neste ano, a UFRN irá implantar pela primeira vez o procedimento de heteroidentificação, ao qual serão submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O procedimento será realizado por meio do envio de um vídeo individual, que será analisado por uma banca composta por três membros. Também haverá banca de validação para análise da comprovação dos interessados em preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência.

O cadastro e matrícula dos estudantes serão realizados de forma 100% remota, após esforço conjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Superintendência de Informática (Sinfo) para remodelação do processo em virtude da pandemia da covid-19, como meio de garantir o distanciamento social e evitar aglomerações. O envio eletrônico da documentação de cadastro pelos aprovados dentro do número de vagas está previsto para os dias 15 e 16 de abril, com retificação no dia 19.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: