UFRN abre cursos gratuitos para professores de escolas públicas

UFRN abre cursos gratuitos para professores de escolas públicas

UFRN abre cursos gratuitos para professores de escolas públicas

Rafael Nicácio abril 27, 2020 Destaques

Durante o período de distanciamento social, como consequência da pandemia da COVID-19, uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), todos da UFRN, possibilitará a oferta gratuita de cinco cursos à distância com temas direcionados a professores de escolas públicas do estado e do Brasil.

Os cursos serão ofertados no formato de MOOC, uma sigla em inglês que significa Curso On-line Aberto e Massivo, e cada um deles disponibilizará um total de 1.500 vagas. Os temas são variados e foram pensados para colaborar com a qualificação de professores que estão distantes das salas de aula por conta da quarentena. A ideia é que a iniciativa continue após esse período.

Cursos na área de tecnologia

Os cursos foram financiados por meio de uma parceria entre o Lais/UFRN e o Ministério da Saúde. Os interessados em participar dos cinco cursos, que aliam educação e tecnologia, terão acesso a módulos com carga horária variando entre 15 e 30 horas. Os assuntos são considerados, pelos organizadores, como relevantes para a formação continuada dos professores e fundamentais para a compreensão de novos formatos de ensino e de aprendizagem.

No módulo Educação mediada por tecnologias na prática, o participante será preparado para atuar na gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Já no módulo Introdução às metodologias ativas, o inscrito será conduzido à discussão das chamadas metodologias ativas. Tem ainda o módulo Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias que auxiliará na produção pedagógica de cursos a distância.

Em outro módulo ofertado, o de Atividades educacionais com mediação tecnológica, o aluno irá aprender mais sobre os conceitos de ensino e aprendizagem não presenciais. Para encerrar essas opções, existe ainda o módulo Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia. Nele, quem participar vai aprender alguns cuidados específicos na elaboração de cursos com mediação tecnológica.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, o AVAProex, foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e os cursos já estão disponíveis. Quem tiver interesse em participar terá de acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, disponível em sigaa.ufrn.br, em seguida, será direcionado para o AVAProex (https://avaproex.sedis.ufrn.br/).

É importante destacar que a partir da inscrição, o candidato já estará habilitado a fazer o curso. Quem cumprir a carga horária mínima definida em cada módulo terá acesso ao certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas a partir da quarta-feira, 29 de abril.

Outros artigos