Notícias

UFRN abre cursos gratuitos para professores de escolas públicas

Durante o período de distanciamento social, como consequência da pandemia da COVID-19, uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), todos da UFRN, possibilitará a oferta gratuita de cinco cursos à distância com temas direcionados a professores de escolas públicas do estado e do Brasil.

Os cursos serão ofertados no formato de MOOC, uma sigla em inglês que significa Curso On-line Aberto e Massivo, e cada um deles disponibilizará um total de 1.500 vagas. Os temas são variados e foram pensados para colaborar com a qualificação de professores que estão distantes das salas de aula por conta da quarentena. A ideia é que a iniciativa continue após esse período.

Cursos na área de tecnologia

Os cursos foram financiados por meio de uma parceria entre o Lais/UFRN e o Ministério da Saúde. Os interessados em participar dos cinco cursos, que aliam educação e tecnologia, terão acesso a módulos com carga horária variando entre 15 e 30 horas. Os assuntos são considerados, pelos organizadores, como relevantes para a formação continuada dos professores e fundamentais para a compreensão de novos formatos de ensino e de aprendizagem.

No módulo Educação mediada por tecnologias na prática, o participante será preparado para atuar na gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Já no módulo Introdução às metodologias ativas, o inscrito será conduzido à discussão das chamadas metodologias ativas. Tem ainda o módulo Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias que auxiliará na produção pedagógica de cursos a distância.

Em outro módulo ofertado, o de Atividades educacionais com mediação tecnológica, o aluno irá aprender mais sobre os conceitos de ensino e aprendizagem não presenciais. Para encerrar essas opções, existe ainda o módulo Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia. Nele, quem participar vai aprender alguns cuidados específicos na elaboração de cursos com mediação tecnológica.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, o AVAProex, foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e os cursos já estão disponíveis. Quem tiver interesse em participar terá de acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, disponível em sigaa.ufrn.br, em seguida, será direcionado para o AVAProex (https://avaproex.sedis.ufrn.br/).

É importante destacar que a partir da inscrição, o candidato já estará habilitado a fazer o curso. Quem cumprir a carga horária mínima definida em cada módulo terá acesso ao certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas a partir da quarta-feira, 29 de abril.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.