Notícias

Ufersa irá construir usinas solares nos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu a autorização de fornecimento para a construção de mais 3 usinas solares nos campi fora da sede. Com isso, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros irão ganhar uma Usina Solar Fotovoltaica de geração de energia.

Cada usina será instalada no solo e terá potência de 62,5 kilowatts (KWp). Os módulos fotovoltaicos serão da Trina Solar, com garantia de desempenho de 30 anos. Já os inversores serão da Fronius, um dos principais fabricantes mundiais, ou seja, serão usinas solares de excelente qualidade, que irão contribuir para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e também para a economia de energia elétrica no campi da Universidade.

O investimento total com a instalação das 3 usinas será de R$ 780 mil. Os recursos fazem parte do projeto de desenvolvimento da Ufersa referente a emenda de bancada de 2016 com o financeiro liberado no final de 2017. As novas usinas devem ficar prontas em 60 dias.

De acordo com o Reitor, professor José de Arimatea de Matos, exaltou a importância das Usinas e agradeceu o empenho da bancada potiguar na liberação dos recursos. “Essas usinas irão gerar energia limpa para a Ufersa e fomentar pesquisas para os nossos alunos e para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destacou o Reitor.

Além disso, a Fundação Guimarães Duque também emitiu outra autorização de fornecimento para instalação de duas usinas de 7 KWp para instalação no telhado do prédio Engenharia I, onde funciona os cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. Essa Usina será utilizada para as aulas práticas do curso de Engenharia Elétrica.

USINA FOTOVOLTAICA DA UFERSA – Desde o final de 2016 que a Ufersa vem investindo em painéis solares como alternativa de geração de energia. Em janeiro de 2017, a Universidade inaugurou a Usina Solar de Mossoró com 580 painéis numa área de 933 metros quadrados. É o maior parque solar de uma Universidade federal brasileira.

A Usina funciona no Campus Leste e desde outubro de 2016 que vem gerando energia limpa para a Universidade. São cerca de 20 mil quilowatts hora gerados a cada mês, o que equivale a até 7% do consumo da Ufersa Mossoró. Em termos práticos, a Usina gera uma economia de R$ 7 mil por mês no custeio da instituição. Além da economia, os painéis geram ganhos ambientais com a redução da emissão de gases como o Monóxido de Carbono, o grande vilão do aquecimento global. Com a Usina produzindo energia limpa, a estimativa é que 1,5 tonelada de CO2 deixe de ser emitida na atmosfera.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.