Tecnologia

Ubuntu 18.04 copia o pior recurso do Windows 10

Ubuntu 18.04 LTS

Atenção galerinha: o Ubuntu 18.04 está programado para chegar no próximo dia 26 de abril. Ele é uma das versões mais aguardadas pelos usuários do Linux, que estão entusiasmados com a mudança da Unity para o Gnome como um ambiente de trabalho, embora as notícias sobre a política de privacidade do 18.04 possam resfriar esse otimismo.

Como a Canonical esclareceu, a nova versão irá coletar dados de usuário de forma intensa: tudo para ajudar a melhorar o sistema, é claro, embora essa intenção lembre claramente um dos piores recursos do Windows 10. Pelo menos, neste caso, você pode desativar a “espionagem” durante a instalação.

Dados como localização, RAM instalada, processador ou fabricante de equipamentos serão enviados diretamente para a Canonical, que os estudará para melhorar o sistema. Além disso, eles se reservam ao direito de publicá-los online para desenvolvedores de terceiros para usar em seu trabalho.

Esse recurso do Ubuntu 18.04 pode ser desagradável para a comunidade Linux, especialmente pelo fato de invadir sua privacidade. Não é que os dados coletados contenham informações comprometidas de natureza privada, mas o colocam no nível do Windows – que já faz isso de forma contínua. Como nota positiva, deve-se dizer que o IP não será coletado.

Pelo menos, a Canonical terá o problema de criptografar os dados e enviá-lo com segurança, embora você nunca saiba quando pode haver uma violação de segurança. Nem mesmo os sistemas mais seguros conseguiram esquivar hacks ocasionais, e nenhum servidor é completamente invulnerável.

Por enquanto, não há mais nada para desativar esta opção durante a instalação, embora alguns poucos o negligenciem. O mesmo acontece com o Windows 10, que permite apagar todos os dados ou parar de enviá-los diretamente para a Microsoft, embora, por padrão, eles sejam todos coletados.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.