Mundo

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria

caça-f16

(ANSA) – A Turquia confirmou o abatimento de um caça russo nesta terça-feira, dia 24, alegando que a aeronave invadiu o espaço aéreo turco e ignorou repetidos alertas. Segundo nota das Forças de Segurança turcas, o avião invadiu o espaço aéreo na região da cidade de Yaylidag, na província de Hatay.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdurrahman, disse que foram feitos dez alertas no espaço de cinco minutos, antes que a aeronave fosse atingida e colidisse contra montanhas em Latakia, já em território da Síria. A aeronave foi abatida por caças F-16.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Moscou nega que o avião tenha cruzado a fronteira entre Síria, onde lança ações contra rebeldes, e a Turquia. “Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares”, informou o Ministério da Defesa da Rússia. Em comunicado oficial, o Ministério russo disse que a situação está sendo investigada e que os tripulantes teriam deixado a aeronave em pára-quedas, mas destacou que ainda não foi possível se comunicar com eles.

Desde que a Rússia deu início a uma incursão militar na Síria, de quem são aliados, no final de setembro para atacar rebeldes contrários ao regime de Bashar al-Assad (entre eles os jihadistas do Estado Islâmico, EI), a Turquia reclamou diversas vezes de invasão. No mês passado, um drone de origem não identificado chegou a ser abatido.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que irá se consultar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e as Nações Unidas (ONU) sobre a situação na fronteira com a Síria. O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Seguei Lavrov, visitará Ancara amanhã para debater a situação em visita que já havia sido programada anteriormente.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.