Mundo

Trump promete proteção se Kim desnuclearizar Coreia do Norte

Foto: Boris Baldinger

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta quinta-feira (18) uma “proteção muito forte” ao ditador Kim Jong-un caso a Coreia do Norte faça a desnuclearização do país.

O republicano ainda afirmou que seu governo não está buscando o “modelo da Líbia” nas negociações com Pyongyang, o que se distancia das declarações dadas por um de seus principais assessores, John Bolton, que causou um desconforto com o governo norte-coreano.

Muammar Gaddafi, da Líbia, abandonou as armas nucleares em 2003 em troca de receber incentivos econômicos. “O modelo da Líbia não é um modelo que estamos pensando na Coréia do Norte”, disse o magnata.

O acordo que Trump considera fazer com Kim Jong-un seria “algo em que ele estaria lá, ele estaria em seu país, ele estaria governando seu país, seu país seria muito rico”.  “Se você olhar para a Coreia do Sul, isso seria realmente um modelo sul-coreano em termos de sua indústria. Eles são pessoas incríveis e trabalhadoras”, acrescentou o presidente norte-americano.

A polêmica fez com que Kim ameaçasse a cúpula histórica com Trump marcada para o dia 12 de junho, no Singapura. “Se os Estados Unidos estiverem tentando nos encurralar para forçar nossa desnuclearização de maneira unilateral, não mais estaremos interessados no diálogo e só poderemos reconsiderar nossa pré-disposição em relação à cúpula”, disse o vice-chanceler da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan, em nota publicada pela agência estatal “KCNA”.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.