Mundo

Trump promete proteção se Kim desnuclearizar Coreia do Norte

Foto: Boris Baldinger

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta quinta-feira (18) uma “proteção muito forte” ao ditador Kim Jong-un caso a Coreia do Norte faça a desnuclearização do país.

O republicano ainda afirmou que seu governo não está buscando o “modelo da Líbia” nas negociações com Pyongyang, o que se distancia das declarações dadas por um de seus principais assessores, John Bolton, que causou um desconforto com o governo norte-coreano.

Muammar Gaddafi, da Líbia, abandonou as armas nucleares em 2003 em troca de receber incentivos econômicos. “O modelo da Líbia não é um modelo que estamos pensando na Coréia do Norte”, disse o magnata.

O acordo que Trump considera fazer com Kim Jong-un seria “algo em que ele estaria lá, ele estaria em seu país, ele estaria governando seu país, seu país seria muito rico”.  “Se você olhar para a Coreia do Sul, isso seria realmente um modelo sul-coreano em termos de sua indústria. Eles são pessoas incríveis e trabalhadoras”, acrescentou o presidente norte-americano.

A polêmica fez com que Kim ameaçasse a cúpula histórica com Trump marcada para o dia 12 de junho, no Singapura. “Se os Estados Unidos estiverem tentando nos encurralar para forçar nossa desnuclearização de maneira unilateral, não mais estaremos interessados no diálogo e só poderemos reconsiderar nossa pré-disposição em relação à cúpula”, disse o vice-chanceler da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan, em nota publicada pela agência estatal “KCNA”.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.