Trump diz que irá resolver problema com Coreia do Norte “sem ajuda” da China
abril 11, 2017O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou seu perfil oficial no Twitter nesta terça-feira (11) para afirmar que está pronto para lidar com a Coreia do Norte, mesmo sem a ajuda da China. “A Coreia do Norte está procurando problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!”, escreveu o mandatário.
Trump teve um encontro com o presidente chinês Xi Jinping na semana passada. Entre os assuntos tratados na reunião esteve o programa de armamento nuclear da Coreia do Norte. No encontro, o presidente norte-americano explicou “que um acordo comercial com os EUA será muito melhor para eles se resolverem o problema com a Coreia do Norte”.
Como os chineses são os maiores parceiros dos norte-coreanos e um dos financiadores do país, os Estados Unidos esperam que a China possa interceder positivamente pelo país e pressione a Coreia para abrir mão de seu plano armamentista. A China não se comprometeu a pressionar a Coreia.
O governo norte-coreano criticou hoje (11) os Estados Unidos pelo envio de um navio porta-aviões para a península coreana. Em comunicado, o país liderado por Kim Jong-Un disse que os “movimento insensatos dos Estados Unidos para invadir a República Democrática Popular da Coreia atingiram uma fase grave”.
Além disso, o governo do país também informou estar preparado para responder qualquer “agressão” vinda dos Estados Unidos. Pyongyang “está preparada para qualquer guerra desencadeada por Washington, e a nação norte-americana será responsável pelas consequências devastadoras de seus atos”, informou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano.
O secretário de estado norte-americano Rex Tillerson está em Moscou para uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, dias depois do ataque dos Estados Unidos à Síria e no momento mais delicado das relações entre os dois países desde que Donald Trump assumiu o poder.