Notícias

Trump ameaça a China com “consequências” se for comprovada “responsabilidade” pela pandemia

Neste sábado (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a China com “consequências” se for possível comprovar que o governo chinês era “conscientemente responsável” pela pandemia do novo coronavírus, e não foi apenas um erro.

Na entrevista coletiva diária sobre o coronavírus, o presidente indicou que a questão agora é saber se o que aconteceu com o coronavírus foi ” um erro que saiu do controle ou se foi deliberado”, enfatizando que “há uma grande diferença entre esses dois” pressupostos.

“Se foi um erro, um erro é um erro. Mas se eles foram conscientemente responsáveis, […] então certamente haveria consequências”, disse Trump.

O presidente americano mencionou relatos de que um laboratório de virologia em Wuhan pode ter desenvolvido o coronavírus em meio aos esforços da China para demonstrar sua capacidade de identificar e combater vírus. Segundo Trump, seu governo está tentando determinar se o vírus veio de um laboratório chinês.

Números da China

Trump também colocou em dúvida o número de mortos no país asiático, que foi revisado na sexta-feira (17). Quando Deborah Birx, que coordena a resposta do governo federal ao vírus, apresentou um esquema com taxas de mortalidade por coronavírus por país, Trump interveio, perguntando se “alguém realmente acredita nesse número?”, apontando para a taxa confirmada de China. 0,33 por 100.000 habitantes, que estava na parte inferior do gráfico.

A cidade chinesa de Wuhan, onde se originou o coronavírus SARS-CoV-2, revisou o número de mortes confirmadas pela covid-19, de 2.579 para 3.869, representando um aumento de 1.290 mortes, ou 50 % mais que o valor inicial . O número de casos confirmados também foi corrigido, contabilizando 50.333, 325 a mais do que no saldo anterior.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian , rejeitou as alegações de que o governo de seu país encobriu informações sobre o surto do novo coronavírus, como o número de mortes.

A esse respeito, nesta sexta-feira, durante um briefing, Zhao Lijian disse que em nenhum momento foram retidas informações sobre o surto e que Pequim “nunca” permite encobrimentos. Além disso, ele observou que a revisão em Wuhan faz parte de um processo de verificação estatística para garantir a precisão e que essas revisões são uma prática internacional comum.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores também lembrou na quinta-feira que a OMS “disse em várias ocasiões que não há evidências de que o coronavírus tenha sido criado em laboratório”.

Europa

Enquanto isso, vários líderes europeus sugeriram que as autoridades chinesas estão escondendo dados sobre como lidar com a epidemia. Entre eles está o presidente da França, Emmanuel Macron, que estimou que na China “claramente, [há] coisas que não sabemos que aconteceram” durante o surto.

Por sua parte, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que Pequim terá de responder “perguntas difíceis” sobre como o surto de coronavírus apareceu e se isso poderia ter sido evitado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.