Mundo

Trump admite que teve encontro extraoficial com Putin

Foto: Reprodução / Flickr

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confessou que teve uma conversa extraoficial “de 15 minutos” com o líder russo, Vladimir Putin, durante um jantar do G20 de Hamburgo, na Alemanha. Trump e Putin se reuniram pela primeira vez oficialmente durante a cúpula, no início do mês, e deram uma coletiva de imprensa conjunta. Porém, ontem (19) o jornal “The New York Times” revelou que os dois tiveram um segundo encontro em Hamburgo. Um dia após a revelação, o magnata republicano admitiu a conversa, definindo-a como “interessante”. Segundo ele, a conversa foi apenas “uma troca de elogios”.

“Já estávamos indo para a sobremesa do jantar e eu fui falar com Melania, quando aproveitei e cumprimentei Putin”, disse Trump. “Tratou-se de uma troca de elogios, nada mais que isso. Não foi uma conversa longa. Conversamos sobre algumas coisas, como adoções, foi interessante”, explicou o republicano.

A Rússia veta a adoção de crianças norte-americanas por cidadãos russos. A medida foi imposta em 2012, após os EUA colocarem em vigor sanções contra Moscou por acusações de violações de direitos humanos. Em 2016, o filho do presidente norte-americano, Donald Trump Jr., teve uma reunião com especialistas russos para discutir o tema. Já o Kremlin criticou a pressão da mídia internacional sobre o segundo encontro entre Putin e Trump. De acordo com o governo russo, “não era um segredo” e, portanto, não havia necessidade de dar destaque a isso. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, também admitiu que uma outra reunião com Trump pode ocorrer, mas que não há data ainda.

A relação entre Putin e Trump gera polêmicas dentro e fora dos EUA. Isso porque a Rússia é acusada de tirar vantagens e interferir nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, prejudicando a campanha da candidata Hillary Clinton. Por outro lado, Trump e Putin têm interesses opostos em assuntos estratégicas, como Oriente Médio e a guerra na Síria.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.