TRE suspende direitos políticos de Robinson Faria

TRE suspende direitos políticos de Robinson Faria

TRE suspende direitos políticos de Robinson Faria

Rafael Nicácio fevereiro 9, 2021 Destaques

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) declarou o ex-governador Robinson Faria inelegível por oito anos em ação por abuso de poder econômico.

A decisão, que aconteceu nesta terça-feira, 9 de fevereiro, foi apertada: 4 votos a 3. O presidente da Corte, desembargador Gilson Barbosa, foi o responsável pelo voto de desempate. O relator do processo era o desembargador Ibanez Monteiro.

Quem votou favorável pela condenação, considerou que houve abuso de poder econômico com inauguração de vários restaurantes populares em 2018 – ano das eleições em que Robinson Faria perdeu para atual governadora Fátima Bezerra (PT).

Além do ex-governador Robinson Faria, foram condenados a perda dos direitos políticos o então candidato a vice-governador Sebastião Filgueira do Couto; Francisco Vagner Gutemberg de Araujo, Pedro Ratts de Ratis, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho, Ana Valeria Barbalho Cavalcanti e Josimar Custodio Ferreira.

Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. O detalhe é se será julgado e revertido até o pleito de 2022, quando Faria pretende disputar uma cadeira de deputado federal.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos