Destaques, RN

Tratamento para cálculo renal volta a ser oferecido pelo SUS no RN

Visando à garantia da atenção integral à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi renovado o contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Centro de Diagnóstico e Tratamento Urológico (Urocentro). O contrato contempla a oferta de procedimentos Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque, um tratamento ambulatorial não invasivo para cálculos renais.

A renovação do contrato foi possível após negociações entre a Sesap e a empresa prestadora, que receberá um pagamento mensal com base na quantidade dos procedimentos realizados. A expectativa é realizar uma média de 13 atendimentos por dia, e desde 1º de agosto a Central Estadual de Regulação (CER) já autorizou 178 procedimentos. A avaliação dos pacientes e os agendamentos são feitos pela Urocentro.

O contrato tem duração de um ano, podendo ser renovado em até 60 meses. Atualmente, existem 1.125 pacientes à espera pelo procedimento.

Litotripsia Extracorpórea

A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) consiste num procedimento ambulatorial que não requer incisões, com baixo índice de complicações, destinado a pacientes com cálculos urinários. É realizado por urologistas, através de um sistema de monitoramento com vídeo, acoplado aos equipamentos de ultrassonografia e raios X, que localiza os cálculos com precisão. Os cálculos são, então, fragmentados por meio de ondas mecânicas e, posteriormente, eliminados pela urina.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.