Destaques, Saúde

Tratamento da hanseníase é eficaz e pode durar até 12 meses

Tratamento da hanseníase é eficaz e pode durar até 12 meses

A hanseníase é uma das doenças mais antigas de que se tem conhecimento e, até hoje, atinge mais de 150 países em todo o mundo. Crônica e transmissível, ela afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Por isso, pode ocasionar lesões neurais e deixar a pessoa incapacitada, o que até hoje gera preconceito e discriminação às pessoas acometidas pela doença. Mas o que muita gente não sabe é que a hanseníase tem cura e o tratamento é eficaz, podendo durar de seis a 12 meses. Quem explica mais sobre esse assunto é a coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha.

“O tratamento pra hanseníase é a poliquimioterapia e ela é aceitável por 99% das pessoas. Existe os efeitos adversos do medicamento que são manifestos logo nas primeiras doses, então se essa pessoa tiver intolerância a algum dos componentes da poliquimioterapia, algum dos medicamentos da poliquimeoterapia, ela deve referir isso ao médico, que aí o médico vai fazer o diagnóstico possivelmente, substituir (o medicamento) no serviço onde ela está sendo acompanhada”.

Vale lembrar que, ao começar o tratamento, a pessoa infectada para de transmitir o bacilo que causa a doença. É importante também ficar atento aos sinais do seu corpo. Ao surgimento de qualquer mancha ou diminuição da sensibilidade ao toque, ao calor ou frio, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Quanto mais cedo o diagnóstico, menores as chances de sequelas. A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente no SUS. Por isso, não esqueça: identificou, tratou, curou. Para mais informações acesse saúde.gov.br/hanseníase.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.