Notícias

Trabalho voluntário poderá contar créditos em cursos de graduação

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a conversão de trabalho voluntário em créditos para cursos de graduação. A medida está prevista no projeto de lei (PL 3963/08) do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

De acordo com a proposta, o tempo dedicado ao trabalho voluntário realizado em instituições de assistência educacional e social será convertido em créditos para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior.

O texto aprovado é uma fusão de propostas semelhantes que tramitam em conjunto com o projeto do deputado Valdir Colatto. Ao apresentar o seu substitutivo, a relatora na Comissão, deputada Leandre (PV-PR), destacou que, em 2010, existiam mais de cento e quarenta milhões de voluntários em todo o mundo atuando em áreas estratégicas para superação da pobreza e estímulo ao desenvolvimento. Os dados constam de pesquisa realizada em 2011 pela universidade americana John Hopkins, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Programa de Voluntários das Nações Unidas.

Segundo a relatora, a experiência do trabalho voluntário “poderá reforçar a noção de solidariedade social nos futuros profissionais, permitindo a eles perceberem que o bom resultado da ação coletiva dependerá, em grande medida, de esforços que ultrapassem os interesses individuais”.

Realidade

Autor do projeto, o deputado Valdir Colatto observou que as universidades brasileiras estão distantes da realidade do dia a dia e a proposta, segundo avalia, pode ajudar o aluno a levar sua experiência para a vida acadêmica.

“Ele está fazendo um trabalho mas, ao mesmo tempo, ele está vendo a realidade e essa realidade ele pode levar para dentro da escola para, realmente, contribuir para a boa formação dele e até a perseverança de continuar ou não no curso que ele está fazendo”, destacou o autor.

Tramitação

A proposta está sendo apreciada em caráter conclusivo pelas comissões e será analisada agora pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.