Notícias

Torne a sua lavagem de roupa mais ecológica

As nossas ações têm impactos, diretos ou indiretos, no meio ambiente. Fazendo as escolhas certas, podemos diminuir esses efeitos.

Repensando atividades corriqueiras do dia a dia, como lavar roupa, louça, entre outras, além de colaborar com a preservação do planeta, ainda é possível economizar nas contas de água e energia. Elaboramos algumas dicas para te ajudar a tornar sua lavagem de roupa mais ecologicamente correta, confira:

Utilize produtos biodegradáveis ou caseiros

Procure sempre usar amaciantes e detergentes biodegradáveis ou que não apresentem corantes, aromas, água sanitária e ainda ingredientes à base de petróleo. Além disso, sempre utilize apenas a dose indicada nas embalagens dos produtos. Dessa maneira, você evita desperdício.

Caso você não queira utilizar produtos comprados, também existem receitas para confeccionar o seu próprio produto caseiro. Por exemplo, o vinagre substitui muito bem o amaciante de roupa. E o melhor: é 100% natural e não deixa cheiro nas roupas. É só adicionar meio copo dele em cada lavagem. Se quiser perfumar um pouco, é só acrescentar gotas de um óleo essencial do seu gosto.

No lugar da água sanitária, você pode utilizar água oxigenada de 10 volumes (3%): ela possui o mesmo efeito, mas é muito mais ecológica. Sempre que for lavar roupa branca, é só adicionar um copo dela na máquina.

Programação da máquina

A máquina de lavar roupa também pode ser bastante útil na hora de economizar e de pensar na natureza. Primeiramente, é só adequar o programa de acordo com a carga de roupa que será lavada. Dessa forma, você não desperdiça água e energia. Por exemplo, não precisa enchê-la toda de água se vai lavar apenas algumas peças de roupa. Uma opção interessante é a lavagem rápida, recomendada para aquelas roupas pouco sujas e também sem manchas. Seu processo inclui apenas molho curto, agitação, enxágue e centrifugação.

Lavagem econômica e reaproveitamento da água

Muitas máquinas apresentam o modo de lavagem econômica, que ajuda a economizar tanto na água quanto na energia. Algumas, inclusive, apresentam a função de reaproveitamento de água. Para economizar, há uma tecla de “lavagem econômica”, que permite o reaproveitamento da água usada no ciclo. Sendo assim, você pode utilizá-la para lavar o quintal, o carro, a garagem ou o que mais precisar.

Outra função ecológica excelente são os reservatórios. Neles, é armazenada a água do último enxágue, que pode ser reutilizada na próxima lavagem, ou, como já foi mencionado, em outras atividades da casa. Aí é só retirá-la com uma mangueira.

Limpe os filtros da máquina

Realizar a limpeza dos filtros é muito importante para que o consumo de energia elétrica não aumente ao utilizar a máquina. Por isso, mantenha-os sempre limpos.

Lave de uma vez só

Planeje os dias em que vai lavar roupa e sempre que possível faça de uma vez só, para que seja aproveitada uma grande quantidade de roupas.

Essas são algumas dicas fundamentais para realizar uma lavagem de roupa mais ecológica. Com substituições de produtos, receitas caseiras, reaproveitamento de água e sabendo utilizar as funções ecos da máquina, é possível fazer a sua parte para ajudar na preservação do planeta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.