Dicas

Torne a sua lavagem de roupa mais ecológica

As nossas ações têm impactos, diretos ou indiretos, no meio ambiente. Fazendo as escolhas certas, podemos diminuir esses efeitos.

Repensando atividades corriqueiras do dia a dia, como lavar roupa, louça, entre outras, além de colaborar com a preservação do planeta, ainda é possível economizar nas contas de água e energia. Elaboramos algumas dicas para te ajudar a tornar sua lavagem de roupa mais ecologicamente correta, confira:

Utilize produtos biodegradáveis ou caseiros

Procure sempre usar amaciantes e detergentes biodegradáveis ou que não apresentem corantes, aromas, água sanitária e ainda ingredientes à base de petróleo. Além disso, sempre utilize apenas a dose indicada nas embalagens dos produtos. Dessa maneira, você evita desperdício.

Caso você não queira utilizar produtos comprados, também existem receitas para confeccionar o seu próprio produto caseiro. Por exemplo, o vinagre substitui muito bem o amaciante de roupa. E o melhor: é 100% natural e não deixa cheiro nas roupas. É só adicionar meio copo dele em cada lavagem. Se quiser perfumar um pouco, é só acrescentar gotas de um óleo essencial do seu gosto.

No lugar da água sanitária, você pode utilizar água oxigenada de 10 volumes (3%): ela possui o mesmo efeito, mas é muito mais ecológica. Sempre que for lavar roupa branca, é só adicionar um copo dela na máquina.

Programação da máquina

A máquina de lavar roupa também pode ser bastante útil na hora de economizar e de pensar na natureza. Primeiramente, é só adequar o programa de acordo com a carga de roupa que será lavada. Dessa forma, você não desperdiça água e energia. Por exemplo, não precisa enchê-la toda de água se vai lavar apenas algumas peças de roupa. Uma opção interessante é a lavagem rápida, recomendada para aquelas roupas pouco sujas e também sem manchas. Seu processo inclui apenas molho curto, agitação, enxágue e centrifugação.

Lavagem econômica e reaproveitamento da água

Muitas máquinas apresentam o modo de lavagem econômica, que ajuda a economizar tanto na água quanto na energia. Algumas, inclusive, apresentam a função de reaproveitamento de água. Para economizar, há uma tecla de “lavagem econômica”, que permite o reaproveitamento da água usada no ciclo. Sendo assim, você pode utilizá-la para lavar o quintal, o carro, a garagem ou o que mais precisar.

Outra função ecológica excelente são os reservatórios. Neles, é armazenada a água do último enxágue, que pode ser reutilizada na próxima lavagem, ou, como já foi mencionado, em outras atividades da casa. Aí é só retirá-la com uma mangueira.

Limpe os filtros da máquina

Realizar a limpeza dos filtros é muito importante para que o consumo de energia elétrica não aumente ao utilizar a máquina. Por isso, mantenha-os sempre limpos.

Lave de uma vez só

Planeje os dias em que vai lavar roupa e sempre que possível faça de uma vez só, para que seja aproveitada uma grande quantidade de roupas.

Essas são algumas dicas fundamentais para realizar uma lavagem de roupa mais ecológica. Com substituições de produtos, receitas caseiras, reaproveitamento de água e sabendo utilizar as funções ecos da máquina, é possível fazer a sua parte para ajudar na preservação do planeta.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.