ColunasWagner Santos

Principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Um dos principais desafios que se tem quando se está gerindo uma empresa, é conseguir realizar um marketing que seja chamativo para as pessoas de fora. 

Pensando dessa maneira, é relevante entender um pouco mais sobre duas estratégias que estão em alta, que são o inbound marketing e o outbound, assim como entender suas diferenças.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que ferramentas como o CRM, por exemplo, são extremamente benéficas para quem quer alavancar suas vendas. 

Pois faz com que a relação com o cliente melhore de maneira gradativa, o que automaticamente infere em um maior número de conversão de leads para clientes fiéis.

Dessa maneira, é relevante sanar algumas dúvidas que muitas pessoas têm, principalmente quando se fala sobre as diferenças presentes entre inbound marketing e outbound. 

Já que, embora seja algo necessário na empresa, da mesma forma que um CRM de relacionamento com o cliente, ainda sim, é possível causar algumas confusões.

O que é inbound marketing e outbound marketing

Para entender melhor as principais diferenças entre essas duas estratégias, nada melhor do que falar especificamente de cada uma delas, já que ambas têm uma grande importância para qualquer empresa que queira se destacar no mercado competitivo. 

Portanto, o uso de um CRM de vendas gratuito também auxilia nesse quesito.

Primeiramente, é bom falar do inbound marketing, que nada mais é que uma estratégia que tem como finalidade atrair pessoas que podem ser potenciais clientes para a sua empresa, através de um conjunto de ações que são realizadas de diversas formas.

Porém, a principal forma do cliente chegar até você, através do inbound marketing, é por meio de mecanismos de buscas. 

Dessa maneira, poderá trabalhar em algumas áreas que irão chamar a atenção do cliente, da mesma forma que um CRM gratuito, em que as principais, são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Exploração de mídias sociais;
  • Otimização do site;
  • Blog para SEO.

Vale ressaltar também que o inbound marketing vai de encontro com as etapas do funil de vendas, que são quatro: aprendizado; descoberta do problema; entendimento e soluções e, por fim, a decisão final de compra. 

Essa última vai variar de acordo com a necessidade do cliente, se ele quer ou não realmente comprar o produto.

O outbound marketing, por sua vez, é uma estratégia que tem a finalidade de buscar, de forma ativa, atrair novos clientes. 

Tudo isso por meio de uma abordagem que pode ser conhecida como marketing de interrupção, pois interrompe a jornada completa do cliente, e costumam ocorrer em veículos como televisão, rádios, jornais, revistas, etc.

Com o avanço constante da tecnologia, esse tipo de marketing também é possível ser realizado em meios digitais, até mesmo podendo ocorrer em anúncios de vídeos online. 

Isso possibilita uma maior chance de captar a atenção do público, da mesma forma que um CRM de Vendas, por exemplo.

Principais diferenças entre os tipos de marketing

Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata esses dois tipos de marketing, é fundamental entender as principais diferenças entre eles. 

Já que isso pode ser muito pertinente, pois pode mudar a tomada de decisão acerca de qual dos dois acha que vale mais a pena investir em sua empresa.

A primeira diferença que é perceptível, é a forma como cada um desses marketings se comunicam com o cliente. 

Dentro do outbound marketing, é realizado de uma maneira muito mais intrusiva, pois acaba aparecendo no meio da tela da pessoa, o que não ocorre no inbound, que é feita de forma indireta, sem que “atrapalhe” o que a pessoa está fazendo.

No inbound marketing, as pessoas que vão até a empresa, ou seja, o anúncio e a publicação de algum conteúdo não chega até o cliente, mas sim o contrário, pois é a pessoa que vai atrás de descobrir. 

Isso não ocorre no outbound, pois a pessoa é interceptada do que está fazendo para ver um produto ou um serviço que será oferecido.

Outra coisa que é muito importante para diferenciar as duas, é acerca da ferramenta que é utilizada para realizar o Marketing. 

Enquanto no inbound, é feito através dos mecanismos de busca, o outbound é realizado por meio de anúncios que aparecem enquanto uma pessoa está assistindo um filme na televisão, por exemplo.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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