Notícias

Tomar café ou chá reduz o risco de acidente vascular cerebral e demência, diz estudo

Pesquisa foi realizada no Reino Unido ao longo de um período de 11 anos

Uma nova pesquisa publicada esta semana sugere que o hábito de beber chá ou café pode ajudar a manter seu cérebro em ótima forma durante os anos posteriores. O estudo, que ocorreu no Reino Unido ao longo de um período de 11 anos, descobriu que pessoas mais velhas saudáveis ​​que bebiam café e / ou chá regularmente tinham menos probabilidade de sofrer de derrame ou demência do que aquelas que não ingeriam essas bebidas. Embora esses achados não possam corroborar uma relação direta de causa e efeito, eles são os mais recentes a indicar que esses tipos de bebidas proporcionam alguns benefícios à saúde.

A demência é uma perda progressiva e incurável da função cognitiva que se torna mais comum à medida que envelhecemos. É um problema de saúde cada vez maior, pois as pessoas vivem cada vez mais. Os derrames, que ocorrem quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, são responsáveis ​​por aproximadamente 10% das mortes em todo o mundo a cada ano. Os sobreviventes desse tipo de ataque também podem ficar com muitas sequelas, incluindo demência. Portanto, encontrar qualquer maneira possível de diminuir suas chances de obter uma dessas condições seria uma bênção.

Embora o chá seja considerado uma bebida saudável há muito tempo, o café gerou um pouco mais de controvérsia. Ultimamente, porém, ficou claro que o café não é uma bebida tão prejudicial e que pode até ser benéfica. Estudos recentes sugeriram que o consumo regular de café está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e morte prematura em geral. Mas de acordo com os autores deste novo estudo, publicado terça-feira (16) na PLOS Medicine, ainda há um debate sobre seus benefícios, se houver, que o café e o chá podem ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral e demência.

Os pesquisadores analisaram dados do UK Biobank, um projeto de pesquisa de longa duração que acompanha a saúde de um grupo de voluntários no Reino Unido desde meados dos anos 2000. Eles focaram especificamente em 365.682 pessoas com 50 anos ou mais e que não possuíam histórico de acidente vascular cerebral ou demência, os quais foram acompanhados por uma média de 11,4 anos até 2020. No início do estudo, os participantes foram questionados com que frequência tomavam café e / ou chá.

Ao todo, 5.079 casos de demência e 10.053 derrames foram diagnosticados durante esse período, de acordo com os registros do hospital. E entre os diferentes grupos relatados de consumo de chá e café, aqueles que disseram que bebiam de duas a três xícaras de café por dia, de três a cinco xícaras de chá ou uma combinação de quatro a seis xícaras de café e chá eram aqueles que tinham menos probabilidade de sofrer demência ou acidente vascular cerebral. Em comparação com aqueles que não consumiam nada, essas pessoas tinham um risco 28% menor de sofrer de demência e um risco 32% menor de sofrer um derrame .

Outros estudos encontraram uma relação entre o consumo de chá e café e um menor risco dessas duas doenças. Mas os autores afirmam que o deles é um dos primeiros a analisar qual deles bebe chá e café regularmente, e não um ou outro.

Nossas descobertas sugeriram que o consumo moderado de café e chá isoladamente ou em combinação foi associado a um menor risco de demência ou derrame“, diz o estudo.

Esses tipos de estudos observacionais não podem ser usados ​​para testar a causalidade, alertam os autores. Eles também observam que os voluntários do UK Biobank tendem a estar em boa forma, o que pode significar que suas descobertas seriam menos aplicáveis ​​à população em geral. O estudo analisou apenas no papel as dietas das pessoas, o que significa que não podemos estar totalmente seguros de que as pessoas no estudo continuem bebendo café / chá e sem fazer exercício teriam o mesmo resultado. Mas as descobertas adicionam ao crescente corpo de pesquisas que mostram um efeito positivo associado ao uso dessas bebidas.

Outros estudos sugeriram que o café e o chá podem ajudar melhorar a função geral de nossos vasos sanguíneos, o que pode explicar por que essas bebidas parecem reduzir o risco de acidentes vasculares isquêmicos específicos, em vez de acidentes vasculares hemorrágicos. Os derrames isquêmicos são causados ​​por um coágulo sanguíneo bloqueado, enquanto os derrames hemorrágicos são o resultado de um vaso rompido e sangramento subsequente no cérebro (aproximadamente 80% dos derrames são isquêmicos). Mais pesquisas também são necessárias para ver se é realmente possível prevenir derrame cerebral e demência dizendo às pessoas para começarem a beber café e chá, caso ainda não estejam consumindo regularmente essas bebidas .

Nossos resultados apoiam uma associação entre o consumo moderado de café e chá e o risco de sofrer de demência ou derrame. No entanto, ainda não foi determinado se o fornecimento de tais informações poderia melhorar os resultados de AVC e demência”, escreveram os autores do estudo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.