DestaquesTelevisão

TV Globo demite veteranos com 40 anos na emissora

Desligamento dos repórteres Francisco José, Renato Machado e Isabella Assumpção foi anunciado nesta segunda-feira (29)

A TV Globo demitiu três veteranos do jornalismo do canal: Francisco José, que tinha 46 anos na casa, Renato Machado, que estava com 39 anos de Globo, e Isabella Assumpção, que trabalhou na emissora por 41 anos. Os três jornalistas atuavam, nos últimos tempos, no “Globo Repórter”.

O objetivo das demissões foi enxugar a folha de pagamento do canal e cortar os altos salários, prática que tem se tornado cada vez mais comum na emissora carioca. Os três se juntam a Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini e Linhares Júnior, que também saíram recentemente da Globo, após décadas de serviços prestados.

Aos 77 anos, Francisco José é considerado uma lenda do Jornalismo no Nordeste. Desde 1975 na TV Globo, foi um dos primeiros rostos com sotaque fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer no “Jornal Nacional”. Cobriu eventos como a Guerra das Malvinas, em 1982, quatro Copas do Mundo (1978, 1982, 1986 e 1994), além da ECO-92, uma conferência sobre o clima realizada no Rio de Janeiro.

Como relembrou o site Notícias da TV, um dos episódios mais impactantes na trajetória de Francisco José aconteceu mesmo no Recife (PE), na cobertura de um assalto a banco em 1987. Uma mulher grávida estava sendo ameaçada com um revólver na cabeça. O repórter se propôs a ficar como refém no lugar dela.

O jornalista Renato Machado, de 78 anos, estava na Globo desde 1982, depois de uma passagem de 12 anos pelo extinto Jornal do Brasil. Destacou-se na cobertura de um ano da Guerra das Malvinas para o “Jornal da Globo”.

No ano seguinte à sua entrada na TV virou correspondente em Londres. De lá, produziu reportagens especiais e cobriu momentos marcantes, como os atentados terroristas em Paris (1986) e o acidente nuclear de Chernobyl (1986).

Voltou ao Brasil em 1995 e logo se tornou editor-chefe e apresentador do “Bom Dia Brasil”, entre 1996 e 2010. Nas mãos de Machado, o telejornal passou a ser feito no Rio de Janeio.

De saída do matinal, Renato iniciou mais uma temporada em Londres em 2011. Cobriu eventos importantes e acompanhou a escalada do terror na Europa. Desde 2016, no Brasil, produzia reportagens especiais para o “Globo Repórter”.

Isabela Assumpção tem 72 anos de idade e se manifestou a amigos e colegas sobre sua demissão, ocorrida na sexta-feira (26). A profissional afirmou que foi demitida por telefone, “sem mais”, e disse que “foi duro, está sendo duro”.

Eu gostava do que fazia. Mas nesse gostar havia muito da parceria com vocês. Uns amigos antigos, outros, mais recentes. Mas pra mim a dupla que formei, com cada um de vocês, foi além da soma texto/imagem. Foi parceria, trabalho com prazer, dupla dinâmica, Chitãozinho e Xororó. E assim enfrentamos rios e montanhas, bandidos e mocinhos, deuses e diabos“, afirmou Isabela aos colegas.

O trabalho de Assumpção no Grupo Globo começou na sucursal paulista do jornal O Globo. Em 1978, foi transferida para o Rio de Janeiro, onde passou a cobrir sua especialidade: questões ligadas a direitos humanos.

Recebeu convite para entrar na TV Globo em 1980. Entre os grandes fatos que cobriu, estão o Massacre do Carandiru (1992). Isabela também ganhou o prêmio Vladimir Herzog com a matéria Pais que Sequestram, exibida pelo “Globo Repórter” em 1998. Nos últimos anos, a profissional deixou de fazer algo mais ligado ao factual em reportagens sobre estilo de vida do brasileiro para o jornalístico exibido pela Globo às sextas.

Cortes na Globo atingem veteranos em todas as áreas

Nos últimos anos, a TV Globo ganhou a fama de máquina de moer talentos. Em 2020, por exemplo, profissionais como Zeca Camargo e Renato Aragão deixaram o canal. Na teledramaturgia, nomes do calibre de Glória Menezes, Tarcísio Meira (1935 – 2021) e Antônio Fagundes não tiveram seus contratos renovados com a emissora.

Quer receber as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Veja também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo