Televisão

Silvio Santos, Chaves, programas de auditório e mais: As marcas do SBT em seus 40 anos

Emissora completa quatro décadas de história com grande patrimônio televisivo

O SBT completa nesta quinta-feira (19/08) 40 anos de sua fundação, que aconteceu no dia 19 de agosto de 1981. De lá para cá, a TV, que era sonho de Silvio Santos, se tornou realidade e parte da vida de milhões de brasileiros. Em quatro décadas de história, o canal tem sua própria marca imprimida na memória do povo. Seja pelos programas de auditório, como do próprio Silvio Santos, até o saudoso “Chaves” e também até as novelas infantis, confira atrações que são o rosto e alma do SBT.

Programas de Silvio Santos

SBT
Imagem: Reprodução/SBT

Dentre todas as atrações que tem mais a cara do SBT, impossível listar que as mais memoráveis são as apresentadas pelo dono, Silvio Santos. Desde 1981, o patrão apresentou diversas atrações, como “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Porta da Esperança”, Tentação”, Qual é a Música”, entre muitos outros. Todos sempre com o DNA do SBT: os programas de auditório. E, mesmo com 90 anos de idade, Silvio Santos segue alegrando os domingos dos brasileiros com seu programa.

Programas de auditório

SBT
Gugu na apresentação do “Domingo Legal”. Imagem: Divulgação/SBT

Se tem uma coisa que o SBT é expert em produzir em todos os seus 40 anos são os programas de auditório. Não somente os apresentados por Silvio Santos. Como não citar o “Domingo Legal”, hoje apresentado por Celso Portiolli, mas consagrado nas mãos do finado Gugu Liberato. A guerra de audiência entre o loiro e Faustão, na Globo, é inesquecível na memória dos amantes de TV no Brasil. Raul Gil, Ratinho, Eliana. Celso Portiolli, Hebe e tantos outros animaram e animam até hoje os auditórios do SBT.

Chaves

SBT
Foto: Divulgação

Chaves” não é uma produção própria do SBT. Mas é quase impossível não conhecer alguém que cresceu vendo as trapalhadas do menino do barril e sua turma. Foram quase 30 anos de alegrias e força inexplicável no Ibope. Contudo, desde agosto de 2020, a série está fora do ar por um impasse nos direitos de exibição. Os fãs da produção torcem para que um acordo seja feito o mais breve possível para a volta da exibição.

Novelas mexicanas

SBT
Paola e Paulina em “A Usurpadora”. Imagem: Reprodução

Outro produto televisivo que veio do México e virou febre no Brasil pelo SBT foram as novelas mexicanas. Exibidas desde 1982, vários folhetins se tornaram clássicos de grande sucesso, como A Usurpadora, Maria do Bairro, Carrossel e, recentemente, Coração Indomável. Seja em momentos de crise ou sucesso da grade de programação, as tramas mexicanas seguem sempre entre as principais audiências do dia do SBT.

Programas infantis

SBT
Eliana no programa “Festolândia”. Imagem: Reprodução/SBT

No SBT, as crianças sempre tiveram espaço para a diversão. E, entre 40 anos de história, a emissora de Silvio Santos levou ao ar diversas atrações voltadas a este tipo de público. Várias apresentadoras foram lançadas pelo canal, como Eliana, Mara Maravilha e Simony. Angélica também fez parte deste elenco. Até hoje, a emissora tem em sua grade o “Bom Dia e Cia”, que estreou nos anos 90 com Eliana e ocupa várias horas da programação diária.

Novelas infantis

SBT
Elenco da novela “Carrossel”. Imagem: Divulgação/SBT

Na última década, o SBT encontrou um estilo de novelas com público garantido: o infantil. Então, lançou em 2012 sua versão do mexicano “Carrossel“. A trama foi sucesso absoluto de audiência pelo Brasil e elevou os índices do SBT para acima dos 12 pontos. Após a produção, vieram outras, como “Chiquititas”, “Cúmplices de Um Resgate”, Carinha de Anjo” e “As Aventuras de Poliana”. Todas conquistaram audiência em suas exibições.

Quer receber as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás), com passagem pela Rádio Universitária (UFG) e TV Anhanguera de Goiânia.

Veja também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo