Televisão

Justiça proíbe Globo de exibir Linha Direta sobre o caso Henry Borel: Entenda a polêmica

A TV Globo foi impedida de exibir o "Linha Direta" que iria focar no caso Henry Borel. Entenda.

Uma decisão judicial proibiu a TV Globo de exibir uma edição do “Linha Direta” que abordaria o trágico caso do menino Henry Borel. A juíza responsável acredita que a exibição poderia influenciar, o que prejudicaria o julgamento. A emissora pode recorrer e reverter.

Segundo informações do jornal O Globo, a liminar concedida pela juíza Elizabeth Machado Louro gerou bastante controvérsia. A proibição de exibir a edição do programa sobre o assassinato de menino, em que Jairinho é acusado de ser o autor e sua mãe, Monique Medeiros, é denunciada como cúmplice, foi baseada no argumento de que a exposição em um canal aberto de grande alcance poderia influenciar a opinião dos jurados durante o julgamento.

A decisão vem causando discussões. Muitos veem essa proibição como uma forma de censura prévia, o que é considerado inconstitucional. Além disso, é um tipo de proibição que já foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e é proibida pela Constituição Federal de 1988.

Caso Henry Borel chocou o país

O assassinato do pequeno Henry Borel chocou o Brasil em 2021. O menino de apenas 4 anos foi vítima de agressões e veio a falecer. As investigações apontam que o ex-vereador Jairinho, padrasto de Henry, é o principal suspeito do crime, enquanto a mãe do menino, Monique Medeiros, é acusada de ser cúmplice. O caso ganhou grande repercussão na mídia e gerou debates sobre violência infantil e o papel das autoridades na proteção das crianças.

+ Por onde anda Domingos Meirelles, que apresentou o Linha Direta?

Volta do Linha Direta

O jornalítico retornou à programação da Globo neste mês após 16 anos fora do ar. Tem como proposta trazer à tona casos criminais famosos do Brasil.

Nessa temporada, já abordou o caso Eloá em 2008 e a barbárie de Queimadas em 2012. A edição sobre o caso Henry Borel estava programada, mas foi proibida pela Justiça, gerando discussões sobre a liberdade de imprensa e o direito à informação.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.