Televisão

Globo Repórter 15/03/2024: A produção de chocolate no Brasil

Programa conta como o país tem se destacado na produção de cacau e detalha o passo a passo do processamento do fruto até o chocolate!

“Globo Repórter” desta sexta-feira (15/03) mostra como o Brasil tem ganhado destaque no mundo na produção de chocolate. O programa explora o potencial do cacau no país, destacando seus benefícios para a saúde e revelando o processo de transformação desse fruto em barras de chocolate. Nos estados do Pará e da Bahia, responsáveis por 95% da produção nacional de chocolate, a repórter Camila Marinho mergulha nas histórias dos produtores que estão colocando o Brasil em evidência no setor cacaueiro.

Na Amazônia paraense, o programa desvenda o cacau selvagem, proveniente de árvores centenárias, escolhido pela chocolatier e empresária Luisa Abram, de São Paulo, que produz mensalmente cerca de 60 mil chocolates finos. A matéria destaca o poder do cacau amazônico, revelando os produtores locais beneficiados pela venda do fruto e explorando a cerimônia do cacau, um ritual enriquecedor que proporciona uma experiência sensorial única.

A busca pelo cacau selvagem, nascido naturalmente na Amazônia, revela a riqueza de sabores e conhecimentos dessa região. Foi uma experiência privilegiada mergulhar nesse universo, explorando o fruto dos deuses em meio à Floresta Amazônica. Este programa proporcionou não apenas uma jornada informativa, mas também uma degustação dos melhores chocolates“, compartilha a repórter Camila Marinho ao Globo Repórter.

O cacau do Brasil no Globo Repórter

No sul da Bahia, a tradição do plantio cabruca ressurge como um modelo sustentável de cultivo do cacau sob a sombra das árvores da Mata Atlântica. O ‘Globo Repórter’ acompanha todo o processo, desde a colheita até a fermentação, destacando como o aroma do cacau beneficia a saúde, inclusive auxiliando na recuperação do olfato de pessoas com COVID-19. Em Ilhéus, a equipe visita o Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz, onde especialistas analisam diariamente lotes de amêndoas, e até mesmo formam provadores de chocolate.

Em Serra Grande, Cristiniana Rosa utiliza o cacau de diversas maneiras em seu restaurante, apostando em receitas doces e salgadas que valorizam os produtos locais. Além disso, o programa destaca a história inspiradora de Júlia Arléo, uma jovem cacauicultora de 11 anos que, aos 7, fundou uma fábrica de chocolate com o cacau que planta, já conquistando três prêmios.

“Testemunhar o ressurgimento do cacau como um impulsionador econômico em cidades como Ilhéus é emocionante. Mais de três décadas após a devastação causada pela vassoura-de-bruxa, a tradição cacaueira retorna com qualidade e sustentabilidade, resultando em chocolates que satisfazem os paladares mais exigentes”, destaca a repórter Camila Marinho.

Globo Repórter de hoje, dia 15/03/2024

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.