NostalgicamenteNovelas

Há 35 anos estreava a novela “Vale Tudo”

Vale Tudo fez um grande sucesso na época da primeira exibição, ficando na história da teledramaturgia brasileira

No dia 16 de maio de 1988, uma novela estreou na televisão brasileira e marcou para sempre a história da teledramaturgia do país. “Vale Tudo”, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, substituiu a novela “Mandala”, de Dias Gomes, e rapidamente conquistou o coração dos telespectadores. Três dias antes da estreia, o hotel Palace Club ficou pequeno para a festa de lançamento, que reuniu inúmeras estrelas e já dava indícios do sucesso que estava por vir.

A trama girava em torno de Maria de Fátima, interpretada por Regina Duarte, que logo no primeiro capítulo sofria um golpe da própria filha. Com o mote “Vale a pena ser honesto no Brasil”, a novela abordava temas como corrupção, ética, desigualdade social e ambição, refletindo a realidade do país na época. Era recheada de reviravoltas, segredos e conflitos familiares, mantendo o público vidrado em frente à televisão.

O sucesso foi tamanho que a novela foi reprisada diversas vezes. Além das duas reexibições na Globo, a trama também ganhou duas reprises no Canal Viva, além de ser exibida em outros países ao redor do mundo. O impacto foi tão significativo que a poderosa até mesmo coproduziu um remake latino chamado “Vale Todo”, porém, não alcançou o mesmo êxito da original.

+ Há 47 anos estreava a primeira emissora de Silvio Santos

Novela Vale Tudo
Foto: Reprodução

Momento icônico de Vale Tudo

Um dos momentos mais icônicos foi a morte de Odete Roitman, personagem interpretada por Beatriz Segall. O assassinato gerou um intenso debate na época, com o público se perguntando quem teria sido o responsável pelo crime. A morte da personagem ocorreu no capítulo 193, exibido no dia 24 de dezembro de 1988, e até hoje é lembrada como um dos momentos mais marcantes da televisão brasileira.

Quer receber as notícias das principais novelas no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.