Televisão

Globo Repórter 18/03/2022 – Reciclagem de lixo

Confira as atrações

No “Globo Repórter” desta sexta-feira, dia 18/03, veja como o lixo tem transformado a vida de catadores e de quem tira dali o próprio sustento por meio da reciclagem.

Os exemplos vêm de todo o país. Em São Paulo, o programa encontrou a influenciadora digital Anne catadora, que ensina o descarte responsável para seus mais 124 mil seguidores.

Em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Eduarda Samontezze produz vaso de flores com jornal, um minicloset com papelão e cola caseira e uma casa, cuja base é feita com tubos de pvc que ela recolheu de uma obra. Na casa de Eduarda, o repórter Rogerio Coutinho também conhece uma iniciativa que transforma lixo orgânico em adubo. “O que me impressionou foi a capacidade criativa do ser humano, de transformar o lixo em dinheiro e gerar emprego”, comenta Rogério, que ainda conversou com o jornalista André Trigueiro sobre o impacto que essas microrevoluções.

Na cidade de Cabaceiras, na Paraíba, conhecida como Roliúde Nordestina, onde foram rodados mais de 50 filmes, entre eles “O Auto da Compadecida” (2000), “Cinemas, aspirinas e urubus” (2005), “Onde nascem os fortes” (2018), a história que daria um ótimo roteiro é da jovem Maria Clara, de 11 anos. Filha de um artesão, ela se incomodou com a quantidade de material que o pai desperdiçava em sua loja de calçados e decidiu reaproveitá-los. Hoje usa as sobras de couro para fazer pulseiras, tiaras e cordões, que ela mesma vende na escola.

Em Ilhabela, litoral de São Paulo, foi descoberto outro programa de reciclagem ainda raro no país que, ao transformar de guimba ou bituca de cigarro em papel reciclado, beneficia alunos da APAE. Segundo dados apresentados no programa, cerca de dois milhões de toneladas de restos de cigarro vão parar nos nossos mares todos os anos, quantidade que daria para cobrir sete mil campos de futebol.

+ Globo Repórter 11/03/2022 – Cura pela natureza

O “Globo Repórter” começa logo após mais uma edição do “BBB22”, começando a partir das 23h00 (horário de Brasília), na tela da Globo.

Quer receber as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência, e atualmente também colabora no site NaTelinha, contribuindo com otimização SEO.

Veja também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.