Famosos

Datena é condenado na justiça após xingar Xuxa de “imbecil” e “garota de programa”

O jornalista vai ter que pagar 50 mil reais para a apresentadora

José Luiz Datena sofreu uma derrota na justiça após ser condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar 50 mil reais para Xuxa Meneghel. Ademais, a punição é referente ao processo que se arrasta desde 2017, quando o jornalista chamou a apresentadora de “garota de programa” e “imbecil”.

A crítica foi feita por Datena na época após Xuxa ter criticado seu filho, Joel Datena. Primeiramente, Joel apresentava o “Brasil Urgente”, da Band na época quando exibiu uma reportagem que mostrou um garoto de 10 anos dirigindo o carro da mãe. Assim, o filho de Datena disse que bateria na criança, se fosse seu filho. Com issom Xuxa se irritou e rebateu.

Leia mais > Ana Maria Braga revela detalhes do momento que soube da morte de Louro José

“Como uma pessoa que deveria passar informação é tão desinformada? Uma criança não deve ser corrigida com porrada, é fato, é lei”, escreveu ela. Foi neste instante que Datena entrou na briga: . “Olha, para dizer a verdade, uma das poucas vezes em que eu quis dar umas palmadas no meu filho Joel, e foram bem poucas, é quando ele assistia aquela garota de programa, infantil, que cresceu e continua infantil. E além disso, imbecil”, disparou.

Então, no processo, o jornalista alega que não citou Xuxa. Além disso, a expressão “garota de programa infantil” se referia à profissão da loira. Por fim, quanto ao termo “imbecil”, foi para citar imaturidade.

Contudo, a justiça não aceitou a argumentação e aplicou vitória para Xuxa. O desembargador Enéas Costa Garcia, responsável pelo caso, disse que Datena “tem pleno conhecimento do significado das palavras e de sua repercussão na mídia. O dano moral está caracterizado”. O apresentador ainda pode recorrer.

Datena alfineta Bonner

José Luiz Datena alfinetou o jornalista William Bonner durante o “Brasil Urgente” da última sexta-feira (21), na Band. Ademais, o apresentador trouxe o assunto após falar sobre o preço alto do café e citar uma palavra que, segundo ele, não aparece no “Jornal Nacional”.

“Com preços em alta, consumidores optam por marcas mais baratas… Optam… que é isso, optam? Optam? Isso aí é pro Jornal Nacional. Não põe isso não, optam.. optam… Coloca lá pro Willian Bonner, com aquela barba dele lá. Optam, optam…”, ironizou.

Em seguida, Datena relembrou as notícias da época em que Bonner se levantou pela primeira vez no “Jornal Nacional”. Na sua opinião, houve exagero com a situação.

“William Bonner é um grande jornalista, mas, um dia, ele ficou em pé (no JN). Parece que a humanidade tinha começado a andar com ele. Eu já estava em pé há mais de 15 anos e ninguém falou que eu fazia jornal em pé. No dia em que ele ficou em pé no Jornal Nacional esse bando de puxa saco falou ‘William Bonner ficou em pé na televisão brasileira’. Parece que a humanidade já começou a andar ereta pela primeira vez naquele dia”, disparou o jornalista. Veja o momento a partir do minuto 2h28.

Quer receber as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás), com passagem pela Rádio Universitária (UFG) e TV Anhanguera de Goiânia.

Veja também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo