DestaquesTelevisão

Chico Pinheiro revela conversa com chefão da Globo após vazamento de áudio pró-Lula

Jornalista esperou punição

Chico Pinheiro comentou pela primeira vez sobre como foi sua conversa com Ali Kamel, chefão do jornalismo da Globo, após ter um áudio vazado em 2018, quando Lula foi preso. O jornalista afirma que esperava uma retaliação, e ficou surpreso com a atitude do seu então superior.

Tudo aconteceu quando uma mensagem do jornalista, que na época ainda era contratado da emissora líder, onde ele fazia um desabafo. “Realizaram o fetiche. O fetiche deles era Lula na cadeia. Não foi feito do jeito que eles queriam, mas o Lula foi. E agora? O que vão fazer agora? Como é que fica? Qual é o próximo passo? Que o Lula tenha calma e sabedoria, inspiração divina para ficar quieto”, disse.

Em conversa com o portal UOL, o veterano explicou o teor da gravação: “Quis dar um alento. O grupo estava choroso, tinha muita gente de esquerda. Aí vazaram, um grupo passou para o outro. Achei um absurdo que uma coisa vaze”.

Assim que o assunto ganhou proporção, Pinheiro afirmou que esperava uma reação da poderosa, que aconteceu. “Houve uma conversa com a direção porque isso provocou um barulho muito grande”, revelou. Que explicou ainda que conversou com o diretor de jornalismo, Ali Kamel, “esperando algum tipo de punição”, mas o executivo se mostrou “solidário”: “Ele abriu a porta, estendeu a mão e disse: ‘Fizeram com você uma baita sacanagem’. E acrescentou que fui ingênuo ao fazer o comentário num grupo de WhatsApp”.

O único pedido que recebeu por parte de Kamel foi cautela pois “você [Chico] não fala só por você, mas também pela emissora, então tem que tomar cuidado”. “E depois disso veio um alerta, uma recomendação para jornalistas não se manifestarem, mesmo nas redes sociais, politicamente, de maneira que pudesse comprometer a linha editorial e as posições da empresa. É a lei Chico Pinheiro. Virei nome de lei, mas não houve [punição], foi um tratamento muito respeitoso”, completou.

Sobre as eleições que acontecerão neste ano, ele ainda destacou que está engajado na campanha presidencial a favor de Lula. “Só por ignorância ou má fé alguém pode ter dúvida”, opinou.

Chico Pinheiro deixa a TV Globo

O jornalista é mais um dos grandes nomes conhecidos do público que encerrou seu contrato com a TV Globo. Aos 68 anos, esteve na emissora por 32 anos, e está livre para outros desafios profissionais.

Segundo informações do NaTelinha, o anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), por meio de um e-mail interno enviado aos funcionários pelo diretor geral de Jornalismo, Ali Kamel. “Depois de 51 anos de jornalismo diário, 32 deles na Globo, em comum acordo com a emissora, Chico decidiu deixar o dia a dia da vida de repórter, como ele faz questão de se definir. Pretende se dar um sabático e, mais adiante, se dedicar a atividades num ritmo mais espaçado”, disse o começo do texto.

Quer receber as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência, e atualmente também colabora no site NaTelinha, contribuindo com otimização SEO.

Veja também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.