Nostalgicamente

24 anos sem a TV Manchete: 5 curiosidades da emissora que deixou saudades

Fatos interessantes e curiosos da TV Manchete, emissora que marcou gerações

A TV Manchete foi uma emissora de televisão brasileira que entrou no ar em 1983 e permaneceu por 16 anos no mercado, sendo responsável por produzir algumas das novelas mais famosas do país. Neste artigo, o Todo Canal apresentará cinco curiosidades sobre ela que certamente irão surpreendê-lo. Acompanhe!

Fundação

A Manchete foi fundada em 1983 pelo empresário Adolpho Bloch, dono da Bloch Editores. A empresa foi uma das maiores do ramo editorial no Brasil e publicava revistas como Manchete, Fatos e Fotos e Pais e Filhos. A revista Manchete foi a principal publicação da editora e, por isso, foi escolhida como nome da emissora.

Adolpho Bloch fundador da Manchete
Foto: Reprodução

Programas de sucesso

O canal produziu algumas das novelas mais famosas da televisão brasileira, como “Xica da Silva”, “Dona Beija”, “Tocaia Grande” e “Pantanal”. Esta última, exibida em 1990, bateu recordes de audiência e chegou a ultrapassar a Globo em alguns momentos. Além disso, foi pioneira ao transmitir ao vivo os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro direto do recém-inaugurado sambódromo.

Novela Xica da Silva
Foto: Reprodução

Fiascos

Mas nem tudo foram flores. A emissora produziu algumas novelas que não fizeram sucesso, como “Amazônia” e “Brida”. Amazônia tentou repetir a fórmula de Pantanal, mas quase levou a emissora à falência. Baseada na obra de Paulo Coelho, Brida foi repentinamente tirada do ar no capítulo 54. No final daquele capítulo, um narrador contou o final da trama e… “the end”. Pouquíssimo tempo depois, a própria Manchete sairia definitivamente do ar.

+ 29 anos do Castelo Rá-Tim-Bum: 5 curiosidades do programa icônico na Cultura

Apresentadores famosos

A Manchete também foi responsável por lançar a carreira de alguns apresentadores famosos. Em 1986, a modelo Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa, estreou no programa “Clube da Criança”. Mais tarde, Xuxa iria para a Rede Globo, onde estreou o “Xou da Xuxa”, e foi substituída por Angélica. Além disso, o programa Acredite se Quiser, apresentado pelo ator Jack Palance, chegou a ameaçar a liderança do humorístico Viva o Gordo da Rede Globo.

Xuxa na Manchete
Foto: Reprodução

Desenhos animados japoneses

A empresa também foi responsável por transmitir diversas séries e desenhos animados japoneses. O desenho de maior sucesso foi “Cavaleiros do Zodíaco”, que se transformou numa verdadeira febre entre a garotada na época da sua exibição.

Cavaleiros do Zodíaco
Foto: Reprodução

Quer receber as notícias das principais novelas no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.