O seguro educacional se trata de uma modalidade desse benefício não muito conhecida. Menos ainda são as pessoas que sabem os critérios, ou seja, as exigências para que se possa solicitar esse tipo de recurso.
De modo geral, um seguro educacional tem como objetivo atender os estudantes de instituições particulares, alcançando desde o maternal até o ensino superior. Na verdade, o seguro estudantil pode ser contratado para estudantes de qualquer idade que estudem em escolas públicas e privadas. Seja para crianças, adolescentes ou jovens, a cobertura é a mesma.
Se você deseja saber se tem esse direito e como fazer, preparamos esse artigo justamente para tirar todas as suas dúvidas. Mas, atenção, aqui falaremos principalmente os assuntos referentes ao seguro educacional Estácio.
Quem está apto a receber o seguro educacional Estácio?
Para receber o seguro educacional Estácio os alunos precisam ser elegíveis. E isso somente acontece quando estes se encontram devidamente matriculados na instituição. A Estácio é uma instituição reconhecida pelo MEC, que tem sua vocação na educação e, por isso, uma vasta experiência na administração desse assunto.
Para que os alunos sejam elegíveis para receberem o seguro educacional Estácio, os mesmos precisam estar inscritos e devidamente matriculados em alguma das instituições de ensino que fazem parte da rede Estácio.
Portanto, basta se dirigir a uma das unidades da rede Estácio, ou então entrar em contato pelo site oficial. É importante lembrar que os alunos precisam estar matriculados em alguma das instituições da rede Estácio, que já têm o seguro educacional contratado.
Como escolher um Seguro Estudantil?
Os seguros estudantis de tipo mais comuns são os coletivos, oferecidos pela própria instituição de ensino. Eles são mais baratos, mas atendem a um público específico e sua cobertura é limitada. O ideal é confirmar se a atividade faz parte da cobertura do seguro, para evitar surpresas desagradáveis.
O mais recomendado é que a assistência seja completa, com cobertura para despesas médicas, odontológicas, assistência 24 horas, cobertura para acidentes e até para danos materiais.
Além disso, a maioria das apólices cobre a substituição de aulas, em caso de afastamento por motivos de saúde. Muitos estudantes preferem fazer um seguro pessoal, que atende a todas as suas necessidades. A desvantagem é o custo, os quais são mais alto do que o de um seguro estudantil.
Quando pode ser feita a contratação desse seguro?
O seguro educacional, na verdade, pode ser contratado a qualquer momento. Desde que, o aluno esteja devidamente matriculado no curso. Contudo, o mais recomendado é não deixar para a metade do curso ou mesmo para o final, por causa de imprevistos que podem acontecer. Portanto, não espere que seu filho precise do seguro educacional para contratar. Entenda a importância do seguro para sanar eventuais problemas.
O seguro educacional é uma maneira de garantir que o seu filho poderá continuar seus estudos mesmo em caso de imprevistos, como acidentes ou doenças. Além disso, o ele também é bom para cobrir os custos de material didático e até mesmo para ajudar a pagar a faculdade.
Na verdade, o seguro educacional é uma boa opção para quem deseja ter certeza de que seus filhos terão acesso à educação. Por isso, se você ainda não contratou esse tipo de segurança para o seu filho, é importante considerar a possibilidade de fazê-lo.
Devo desconfiar do seguro gratuito?
Em alguns casos, o seguro educacional é oferecido gratuitamente. Em outras palavras, o valor do seguro certamente deve estar sendo retirado das mensalidades pagas ou de outras maneiras que a instituição encontra de arrecadar esses valores. Não precisa se preocupar ou desconfiar quando ele for gratuito.
Pode ser o caso, por exemplo, de que a sua instituição tenha fechado uma parceria com uma seguradora e, por isso, a cobertura seja oferecida a todos os estudantes de uma forma ou de outra.
Além do mais, o seguro educacional também costuma ser uma forma de proteger o investimento que o estudante fez ao escolher aquele curso. Por isso, é muito importante que você não fique com muitas dúvidas sobre esse tipo de seguro e entenda bem como ele funciona.
Não tenha medo de esclarecer esses detalhes com a própria instituição!
O que significa que o aluno está elegível?
O aluno é considerado elegível, principalmente para esse tipo de seguro, quando cumpre minimamente o requisito de idade. Também que esse mesmo aluno esteja devidamente matriculado nessa instituição qualificada.
Para ter acesso ao seguro escolar, é necessário que o estudante apresente a carteira de identidade. É possível fazer a contratação do seguro escolar gratuitamente. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria de educação de seu município.
Outra dúvida que surge sobre o seguro escolar é se é possível contratar esse tipo de seguro em outra cidade. A resposta é sim, pois, ele vale em qualquer lugar do Brasil.
Onde é possível adquirir um seguro estudantil?
Não é necessário fazer muito esforço para adquirir um seguro estudantil, pois basta entrar em contato com uma seguradora, especializada em seguros para estudantes. No caso da Estácio, sem muitas dificuldades, a própria instituição poderá te oferecer todos os esclarecimentos necessários sobre valores e recebimentos.
Dessa forma, é possível seguir os passos para a contratação do seguro, que também ajuda você a saber mais sobre o seguro estudantil, a qual é muito importante para o seu dia a dia como estudante.
Como é feito o pagamento do seguro escolar?
O pagamento do seguro escolar é feito através de uma mensalidade descontada na fatura do cartão de crédito. Porém, pode ser que a própria unidade da instituição onde esteja matriculado ofereça outros modos de efetuar esse pagamento.
O ideal é que se acerte os detalhes de pagamento de seguro estudantil junto à direção da escola. O mesmo deve ocorrer quanto ao esclarecimento das opções de solicitação dos valores nos casos futuros em que se necessite, por qualquer motivo que seja.
Nas escolas privadas, as mensalidades são mais altas, e não é raro que o pagamento do seguro esteja incluso na mensalidade. Na maioria das vezes, o pagamento do seguro estudantil é efetuado em parcela única, ao início do ano letivo.