Notícias

Tesouro Direto: entenda melhor essa linha de investimento

Em cenário de baixa dos juros Selic, grande parte das linhas de investimentos perdem rentabilidade, atingindo em média 6% ao ano. Isso faz com que se torne mais acirrada a busca dos investidores. Para atrair mais pessoas para o Tesouro Direto, foi criada uma nova ferramenta de simulação, disponível aqui a partir da próxima quinta-feira (21).

A ferramenta é muito interessante, pois indica com base em perguntas e respostas do investidor, o título mais adequado. Ela faz diversas simulações, como fixar aportes mensais para descobrir quanto receberá no fim de um período e traçar a meta de quanto gostaria de resgatar em determinado momento do futuro, para saber qual valor precisa aplicar mês a mês até chegar lá.

Também será possível fazer comparações com outras linhas de renda fixa disponíveis no mercado, como poupança, CDB, LCI, LCA e Fundo DI. Isso mostra uma preocupação muito grande com os comparativos de investimentos e deve alavancar a procura pelos Títulos do Tesouro Direto, por isso é importante explicar melhor esse tema.

O que é Tesouro Direto?

De acordo com Reinaldo Domingos – presidente da DSOP Educação Financeira, “é uma linha de investimento fácil de aderir, acessível pela internet, que tem a segurança e a garantia do Tesouro Nacional e é ótima para o médio e longo prazo em relação a caderneta de poupança e fundos de investimentos que cobram taxas de administração muito altas”.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Essa linha, que também é conhecida por Títulos Públicos, faz parte de um programa criado para custear gastos públicos pela Secretaria do Tesouro Nacional. Funciona como se o investidor emprestasse dinheiro para o Governo Federal, e em troca, depois de um período recebesse o dinheiro de volta corrigido. Há dois formatos: o pré-fixado, no qual o rendimento é definido no momento em que é feito o investimento, e o pós-fixado, no qual a rentabilidade está associada a algum índice, como a taxa Selic ou o IPCA.

Em relação a essas diferenças, como são indexados a um índice, os títulos pós-fixados se favorecem em momentos em que a economia tem alta de juros, mas perdem na queda de juros. Já no caso dos pré-fixados, há a garantia do rendimento, independendo do momento que o país atravessa.

Quais os pontos positivos?

Entre os investimentos de baixo risco, esse é o que tem a melhor rentabilidade e oferece a possibilidade de que o próprio investidor, pela internet, administre e tenha maior controle sobre a sua carteira de investimentos. É possível ter uma carteira diversificada quanto a prazos e rentabilidade, e há liquidez garantida pelo Tesouro Nacional.

Quais os pontos negativos?

Segundo Reinaldo Domingos, a garantia da rentabilidade acordada na hora do investimento diz respeito apenas ao dia do seu vencimento. Além da tributação do Imposto de Renda e do IOF (para aplicações com prazo inferior a 30 dias), o investidor terá outros custos. Ao comprar um título é cobrada uma taxa de negociação de 0,10% sobre o valor da operação, entre outras taxas. É preciso realizar uma aplicação inicial mínima de R$ 30.

Devo investir?

Onde investir o dinheiro poupado é sempre uma decisão difícil, devido a variedade de ativos financeiros existentes no mercado. Mas, indubitavelmente, o Tesouro Direto é uma boa modalidade. Mesmo assim, recomendo diversificar os investimentos, escolhendo os mais adequados para os objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo.

A vantagem dessa aplicação é o fato dela ser uma das poucas que se enquadram nessas três variáveis. Porém, mesmo assim são necessárias simulações e planejamento. Lembrando ainda que mais importante do que investir é poupar, pois essa é a forma de garantir os melhores ganhos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.