Tensão: Coreia do Sul e EUA realizam novas manobras aéreas
Foto: Wikimedia Commons

Tensão: Coreia do Sul e EUA realizam novas manobras aéreas

setembro 30, 2017 0 Por Romário Nicácio

Em meio às tensões com a Coreia do Norte, as forças aéreas de Coreia do Sul e dos Estados Unidos fizeram novas manobras aéreas conjuntas ao norte de Seul, informou neste sábado (30) o comando unificado de ambos os exércitos.

A data dos exercícios militares, no entanto, não foi divulgada. O que se sabe é que incluíram  unidades aéreas de vários regimentos dos dois países, segundo o Comando do Pacífico dos Estados Unidos (USPACOM). “Os exercícios de campo permitiram às tropas sul-coreanas e americanas aumentar o seu conhecimento mútuo dos sistemas de armamento, com a meta de reforçar a cooperação entre as suas unidades”, explicou o comando em comunicado.

Trata-se da primeira vez em que os aliados ensaiaram exercícios aéreos defensivos de curto alcance no país asiático, manobras orientadas a repelir eventuais incursões de aeronaves norte-coreanas, segundo o USPACOM.

Nesta semana, a China, maior aliada da Coreia do Norte, ordenou o fechamento de empresas norte-coreanas no país. A medida foi mais uma aplicação das novas sanções aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas no último dia 12.

As últimas sanções aplicadas pela ONU são consideradas as mais pesadas já definidas. Entre as principais medidas, estão a limitação da exportação de petróleo e derivados para a Coreia do Norte e a proibição de importar produtos têxteis de Pyongyang. As medidas foram definidas após uma série de lançamentos de mísseis, o governo norte-coreano realizar um teste com uma bomba atômica.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!