DestaquesSP

Tempestade de areia assusta moradores em São Paulo e Minas Gerais

A tarde deste domingo (26) foi de susto para moradores de várias cidades do interior do estado de São Paulo. Tempestades de areia atingiram Presidente Prudente, Franca, Araçatuba, Barretos e outras localidades paulistas, bem como alguns municípios de Minas Gerais.

Imagens divulgadas nas redes sociais por moradores mostram uma enorme nuvem de poeira que transformou o dia em noite por alguns instantes em alguns municípios do interior paulista, assustando os moradores.

De acordo com dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento atingiram de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo. No Aeroporto de Ribeirão Preto, porém, as rajadas chegaram a 92,7 km/h antes de uma chuva muito forte com trovoadas.

Tempestades de areia como essa ocorrem quando os ventos são intensos o bastante para levantarem uma quantidade significativa de poeira do solo para a atmosfera e com isso ocorre o transporte de partículas por grandes distâncias.

Segundo o Metsul, o fenômeno presenciado em São Paulo e Minas Gerais é conhecido mundialmente como haboob, um tipo de tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento, e que podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, os dias secos e quentes favoreceram a tempestade de areia. “Estávamos com dias muito quentes e secos, o que favoreceu as rajadas de vento que, segundo o aeroporto local de Ribeirão Preto, chegou a 92 quilômetros por hora (km/h). A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão, a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidades abaixo de 20%. Então, todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando  há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia”, explicou Andrea à Agência Brasil.

“E teve chuva, quando passou a tempestade de areia foram registrados vários pontos de chuva, não só em São Paulo como em Minas Gerais”, acrescentou a meteorologista. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo