Notícias

Temer não renuncia por medo de ser preso, diz senador Lindbergh

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o presidente Michel Temer só não renunciou ainda ao mandato porque tem medo de ser preso. O senador avalia que é muito grave a parte da gravação da conversa de Temer com Joesley Batista que indica o apoio do presidente ao pagamento de uma mesada para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

O senador também enfatizou o trecho da gravação em que o presidente da República é informado que dois juízes e um procurador da República estariam envolvidos em um esquema de corrupção. Lindbergh considerou “um absurdo” que Michel Temer não tenha tomado providências após a conversa.

O senador também alertou para o silêncio da imprensa quanto à participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesse caso. Meirelles ocupou cargos na companhia dos irmãos Batista entre 2012 e 2016, acrescentou o senador. “Mas o Meirelles fica fora e nenhum jornal dá nada porque é o ministro da Fazenda e eles querem blindar essa política econômica”, afirmou.

Eleição indireta

Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), Michel Temer não reúne as condições de credibilidade para continuar na Presidência da República. O parlamentar acrescentou que a crise política requer “gestos de grandeza” de todas as pessoas de poder e que Temer precisa avaliar se é conveniente sua permanência no Palácio do Planalto.

Para uma eventual saída antecipada de Michel Temer, Cristovam sugere que, nesse caso, os presidentes da Câmara e do Senado não assumam a Presidência interina e, em caso de eleição indireta, nenhum parlamentar concorra.

O senador observou que embora a eleição direta para presidente seja correta historicamente, sua antecipação exigirá um “arranhão” na Constituição e deixará o país por muito tempo sem presidente. “Se [a eleição] tiver que ser direta, não pode ser para tampar o mandato, mas para começar mandato de quatro anos. E aí não deveria ser só para presidente: deveria ser para todos os cargos. Todos nós colocaríamos nossos cargos como concluindo agora”, defendeu o senador.

Já a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defende novas eleições diretas para Presidência da República. Para ela, não defender novas eleições diretas é, mais uma vez, assistir a um “golpe dentro do golpe”.

A senadora ainda declarou que o país está sob comando de políticos que querem aprovar reformas contrárias aos direitos dos trabalhadores do país. Fátima acredita que a antecipação de eleições diretas para a Presidência, por meio de emenda constitucional, é o único instrumento para o resgate da soberania popular. “Quem é que tem medo das diretas? Por que, de repente, estes conchavos, essa conspiração em curso para evitar a todo custo que o povo possa ser ouvido, que o povo possa ser consultado?”, indagou a senadora.

Barrar avanços do país

Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, disse achar curioso que “algumas pessoas” no Congresso e na vida pública queiram usar uma investigação que está se iniciando para barrar os avanços que o Brasil está colhendo.

O senador apontou que, neste momento, há crescimento do emprego e queda na inflação. Além disso, defendeu a continuidade da votação das reformas da Previdência e trabalhista em análise no Congresso Nacional. Para ele, essas mudanças na legislação são essenciais para o país e vão melhorar a vida dos brasileiros.

Para Romero Jucá, alguns dos que defendem a antecipação das eleições presidenciais assim o fazem com medo da melhora na economia, o que, em sua avaliação, faria com que a população optasse por um governante capaz de manter a economia em alta. O senador também assegurou que o presidente Michel Temer não vai renunciar ao mandato.

“O presidente Michel Temer não vai renunciar porque não há motivo para renúncia. O cargo de presidente da República não vai ficar vago. Se as oposições querem disputar eleição, preparem-se para disputar eleição em 2018”, afirmou o senador.

Jucá disse, ainda, que o relatório da reforma trabalhista será apresentado nesta terça-feira (23) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Do Portal N10 com Agência Senado

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.