Notícias

Temer ‘incentivou’ pagamentos de Joesley a Cunha, diz PF

(ANSA) – Em relatório enviado ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal concluiu que há indícios de que o presidente Michel Temer cometeu obstrução de Justiça e prevaricação (deixar de praticar ato de ofício) em sua conversa com Joesley Batista, dono do frigorífico JBS, no Palácio do Jaburu, em 7 de março.

O documento é um complemento ao relatório mandado ao STF na semana passada, no qual a PF citava evidências de corrupção passiva por parte do peemedebista, e foi entregue após a perícia ter confirmado que não houve edição no áudio do encontro com Joesley.

Segundo a Polícia Federal, Temer “incentivou a manutenção de pagamentos ilegítimos” por parte do empresário ao deputado cassado Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba. Na conversa, Joesley diz que está “de bem” com o ex-parlamentar, e o presidente responde: “Tem que manter isso, viu?”. Em seguida, Joesley reforça: “Todo mês. Eu tô segurando as pontas, tô indo”.

Outro trecho citado pela PF mostra Temer perguntando “O Eduardo também, né?”, uma frase interpretada pelos investigadores como possível ciência dos supostos pagamentos mensais feitos pela JBS para comprar o silêncio de Cunha e do doleiro Lúcio Funaro, também preso em Curitiba.

“Os termos do diálogo, conquanto não sejam explícitos – como costumam não ser em conversas desse jaez -, têm como única interpretação possível, a seguinte: o Exmo. Sr. Presidente da República entendeu que o bom relacionamento aludido por Joesley encerrava a ideia de apoio financeiro prestado a Eduardo Cunha e, assim, inequivocamente, incentivou sua manutenção”, diz o relatório.

Além disso, a PF alega que o peemedebista deixou de “comunicar as autoridades competentes” sobre a “suposta corrupção de membros da Magistratura Federal e do Ministério Público Federal que lhe fora narrada pelo empresário”. Durante o diálogo, Joesley afirma que “deu conta” de um juiz e relata o pagamento de R$ 50 mil por mês a um procurador para conseguir informações privilegiadas.

“Sua Excelência, apesar de não ter estimulado a prática que lhe foi confessada, tendo apenas tomado ciência e concordado – sem ênfase -, tinha, como qualquer agente do Estado tem, por força legal, a obrigação de levar às autoridades competentes as revelações de Joesley”, afirma o documento da PF.

O relatório deve oferecer novos elementos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que já denunciou o presidente por corrupção passiva. Temer ainda não se pronunciou sobre o relatório da Polícia Federal, mas sua defesa vinha apostando na tese de que a gravação foi editada e nos ataques diretos a Joesley Batista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.