Notícias

Telescópio será lançado em outubro para procurar sinais de vida extraterreste

Estamos sós no universo? Esta pergunta é palco de muitas discussões em rodas de amigos e é tema de vários filmes de ficção. Encontrar vida inteligente fora da Terra é um grande desejo da humanidade, e é com este propósito que o Telescópio Espacial James Webb (JWST, sigla em inglês), capaz de detectar sinais de vida em outros planetas em apenas 60 horas, será lançado em outubro deste ano.

A expectativa, segundo Caprice Phillips, autora de uma pesquisa sobre o sucessor do Hubble, os cientistas podem encontrar sinais de vida extraterrestre em breve. “O que realmente me surpreendeu sobre os resultados é que podemos encontrar realisticamente sinais de vida em outros planetas nos próximos 5 a 10 anos”, disse Phillips em um comunicado.

A pesquisadora da Ohio State University calculou que o telescópio James Webb, o mais poderoso do mundo, poderia detectar amônia – considerada um possível sinal de vida – em torno de seis planetas anões gasosos em algumas órbitas. Phillips e sua equipe criaram modelos para ver como os instrumentos do JWST responderiam a diferentes nuvens e condições atmosféricas e, em seguida, fizeram uma lista dos principais candidatos para a busca de vida.

“A humanidade tem contemplado as questões: ‘Estamos sozinhos? O que é a vida? A vida em outros lugares é semelhante à nossa?”, Afirma a pesquisadora. “Minha pesquisa sugere que, pela primeira vez, temos o conhecimento científico e as capacidades tecnológicas para começar de forma realista a encontrar as respostas para essas questões”, acrescenta.

O Telescópio Espacial James Webb deve ser lançado em 31 de outubro de 2021 do espaçoporto de Kourou, na Guiana Francesa. Com um custo de US$ 8,8 bilhões, o dispositivo, que é 100 vezes mais poderoso que o famoso telescópio Hubble, terá como objetivo estudar desde planetas e luas encontrados em nosso Sistema Solar até as galáxias mais antigas e distantes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.