Universo

Telescópio detecta sinal de galáxia emitido há 5 bilhões de anos

buraco_negro
Foto: NASA/JPL-Caltech

O telescópio australiano SKA Pathfinder detectou sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (6) por fontes científicas da Austrália. O SKA Pathfinder, da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro), está situado no Observatório Radioastronômico Murchison, a 790 quilômetros da cidade de Perth.

Em comunicado, a Csiro (Agência de ciência nacional da Austrália) informou que a descoberta permitirá conhecer um período pouco estudado da história do universo. A equipe liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detectar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517.

A emissão de rádio com 5 bilhões de anos estava “gravada” em gás de hidrogênio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia. Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase imperceptível, “porque estava escondido no fundo do som de rádio”. No entanto, o silêncio radioeletrônico do observatório permitiu que o sinal fosse captado “claramente”.

Segundo o comunicado, a descoberta da galáxia será anunciada nesta segunda-feira, no Reino Unido.

You Might Also Like