ColunasWagner Santos

Tecnologia Industrial: O Que É e Quais as Principais Inovações?

A Tecnologia Industrial está cada vez mais imersa no dia a dia das indústrias. Assim como foi na Revolução Industrial do século 18, adaptações tecnológicas estão surgindo para potencializar o desenvolvimento da produção em grandes quantidades, tornando os processos mais sustentáveis e automáticos. 

Há quem diga que estamos presenciando a Quarta Revolução Industrial tecnológica, o que dá origem a indústria 4.0, que tem foco em aumentar a produtividade e otimizar os processos através da inteligência artificial. Você sabe como aplicá-la no dia a dia do seu negócio? 

O que é Tecnologia Industrial?

A Tecnologia Industrial trabalha com evoluções tecnológicas focadas em desenvolver e adaptar os processos, produtos e serviços da indústria. Esses avanços se concentram na digitalização dos métodos de produção e gestão empresarial. 

Com a utilização e integração de softwares, hardwares, inteligência artificial, robótica, sistema erp cloud computing e internet das coisas, a indústria tem se tornado mais inteligente, diminuindo o consumo de energia. Reduzindo a quantia de resíduos e escrevendo um novo momento industrial na história, o qual é muito mais produtivo, sustentável e ligado ao cliente. 

A tecnologia industrial está colocando o homem cada vez mais no patamar de cérebro da produção, de forma que os processos manuais sejam executados e aprendidos pelas máquinas, que já emitem comandos entre si e realizam as tarefas com agilidade e precisão, bastando que o indivíduo programe-as.

Qual a Importância da Tecnologia Industrial?

O investimento em tecnologia industrial está ligado ao crescimento do negócio, o qual se adapta para tornar os processos mais produtivos e os produtos mais qualificados. 

Na busca pela evolução, a indústria cria um novo molde, o qual vem revolucionando as ferramentas e a forma como as atividades são realizadas, modernizando toda cadeia produtiva, incluindo os processos de manufatura, gerando maior lucro, segurança e agilidade para cada etapa. 

Dentre os resultados obtidos, existem alguns que ressaltam a importância da tecnologia industrial

  • Clientes satisfeitos;
  • Redução de custos;
  • Gestão Simplificada;
  • Precisão de Produção;
  • Relatórios de Produção;
  • Aumento de Produtividade;
  • Potencialização de Vendas;
  • Menor consumo de energia;
  • Maior Qualidade dos Produtos.

Quais as Principais Tecnologias Empregadas na Indústria?

A evolução da tecnologia acontece de forma rápida e constante, o que impacta até mesmo na qualidade de vida da sociedade, que busca cada vez mais a inovação, conforto e a facilidade para realizar ações do cotidiano. 

É interessante que essas tecnologias também estão sendo aplicadas ao dia a dia da indústria, fato que tem gerado inúmeros benefícios, tanto para os processos administrativos, como para produção. Uma pesquisa realizada pela CNI, aponta que mais de 80% das indústrias, inovaram durante a pandemia e aumentaram seu lucro e produtividade.

Conheça algumas das tecnologias mais empregadas na indústria

 

Internet das Coisas (loT):

A Internet of Things (loT) faz parte da transformação digital que acontece no mundo e basicamente é composta por dispositivos com acesso a internet que são inteligentes para captar informações e traduzi-las em ações. 

Os dispositivos são encontrados tanto no cotidiano das pessoas, quanto no âmbito profissional e industrial, aparelhos como: lâmpadas, celulares, computadores, televisões, geladeiras, fechaduras, fones de ouvido, smartwatches, máquinas e robôs, já podem ser controlados por comandos de voz, programações, ou por comando remoto. 

Essa inovação promete intensificar a integração humana com a tecnologia, tornando a relação mais próxima e criando métodos mais eficientes de trabalho.

Um exemplo de aplicação dos dispositivos inteligentes no dia a dia, pode ser a integração da lâmpada e cortina do seu escritório com seu notebook, sendo possível programar que a lâmpada do escritório acenda e as cortinas abram sempre que você ligar o seu notebook para iniciar o dia de trabalho, assim você ganha tempo e diminui a quantidade de tarefas a realizar durante o dia.

Cloud Computing:

Também conhecido como Computação em Nuvem, elimina a necessidade de instalação e downloads de softwares, hardwares, conteúdos e informações em dispositivos locais. Essa tecnologia hospeda em uma base de dados virtual, todos os conteúdos que você deseja, um bom exemplo é a Netflix, que hospeda todos os seus filmes e séries na nuvem, eliminando a necessidade do consumidor fazer o download para assisti-los. 

A Cloud Computing é acessível para a indústria e garante redução de custos, segurança e mobilidade para a equipe. Quando aplicado, torna possível acessar os dados da empresa de qualquer lugar com internet, desde que seja uma pessoa autorizada, facilitando o trabalho remoto. 

Algumas vantagens de trabalhar com essa tecnologia aplicada às indústrias: Redução de custos com infraestrutura, economia de espaço, centralização das informações e o trabalho remoto. 

Inteligência Artificial (IA): 

Talvez seja o termo mais familiar da lista, que se refere a sistemas e máquinas com uma inteligência semelhante à humana, capaz de executar tarefas e aprimorá-las conforme os feedbacks e informações que recebem. 

É comum nos depararmos com um exemplo no dia a dia, como os ‘’chatbots’’ ou chats automáticos que realizam atendimentos em sites e plataformas online, assim como os próprios algoritmos das redes sociais, que analisam o conteúdo que você gosta de consumir e acabam mostrando mais dos seus favoritos, isso é possível somente através da inteligência artificial

A inteligência artificial como tecnologia industrial visa aprender um determinado processo através da replicação humana e depois realiza automaticamente, é utilizada para melhorar o desempenho e a produtividade da indústria, automatizando os processos repetitivos que antes exigiam o trabalho humano. 

Robotização:

Automação de processos físicos por meio de programação de máquinas, as quais realizam processos repetitivos, complexos, perigosos e que necessitam de força. 

Com a robotização na produção industrial é possível acelerar diversas etapas de produção, reduzindo custos e aumentando a produtividade e competitividade no mercado. Diferente dos outros casos, esse processo exige um investimento mais alto, mas vale analisar o custo-benefício se aplicado no seu negócio. 

Software ERP:

Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas da tecnologia industrial, visto que sua função está diretamente ligada à gestão de indústrias. O sistema ERP também pode utilizar-se de tecnologia cloud computing, armazenando os dados em nuvem para que os usuários possam controlar e emitir informações para empresa de qualquer lugar com internet, atualizando-os automaticamente. 

O sistema de gestão integrado ou software ERP, centraliza todas informações da empresa, criando automações através da integração dos setores de produção, estoque, financeiro, compras, comercial, vendas e expedição. 

A tecnologia visa simplificar as ações administrativas, diminuindo os gastos com burocracias, retrabalhos e erros, além disso, o sistema erp gera relatórios com informações atualizadas em tempo real, facilitando as análises do gestor e suas tomadas de decisões. 

Alguns exemplos da eficiência do software estão ligados aos controles obtidos através da ferramenta, sendo possível obter: inventários de estoque, fluxo de caixa, relatórios de faturamento por período, controle de custos, materiais prontos para o embarque, CRM de negociações de vendas e muito mais. 

Blockchain:

A Tecnologia Blockchain foi desenvolvida com objetivo de rastrear os dados armazenados em nuvem durante todo o ciclo de vida da informação, a fim de torná-los a prova de manipulação. 

Dessa forma é possível projetar processos e transações digitais que serão monitoradas por todos interessados durante a vida do produto. 

Essa tecnologia industrial visa garantir a veracidade das informações. Aplicadas à indústria de bebidas, por exemplo, é possível rastrear informações de um refrigerante zero açúcar desde a sua fabricação, embalagem e transporte, para ter certeza que realmente não houve adição de açúcar em sua produção. 

Obviamente é um exemplo simples para capacidade da tecnologia, a mesma é utilizada para registrar as transferências de criptomoedas, deixando armazenada informações sobre todos os lugares em que a criptomoeda já esteve e em quais transações ela foi utilizada. 

Big Data:

É a centralização de um número imenso de dados, que são abastecidos de forma cada vez mais acelerada, são informações armazenadas de forma bruta que podem ser analisadas para direcionar as práticas da indústria ou solucionar problemas. 

Para extrair informações relevantes dos dados, é preciso utilizar técnicas estatísticas e de aprendizagem das máquinas. Essa tecnologia industrial já é utilizada pelas indústrias com inteligência artificial, que simula o raciocínio humano através de uma grande quantidade de dados analisados. 

O Big Data também é utilizado nos processos de Impressão 3D, Internet das Coisas e Inteligência das máquinas, o qual permite a coleta de informações sobre a produção em tempo real, bem como as previsões para um determinado período.

A tecnologia industrial do Big Data auxilia na personalização de serviços, identificando tendências para os produtos fabricados e as melhores aplicações futuras, contribuindo para o aumento do seu faturamento e da produção assertiva. 

Quais as Principais Inovações Tecnológicas? 

A tecnologia industrial vem evoluindo desde 1970 na primeira revolução industrial e atualmente já atinge o patamar de indústria 4.0, marcada pela evolução e inserção das tecnologias na indústria

Automação, robotização, digitalização e inteligência artificial marcam essa quarta revolução industrial com uma grande virada de chave, a qual dá início a uma indústria mais produtiva e inteligente. 

Dentre as inovações tecnológicas que mais impactam o mercado industrial, listamos algumas: 

  • Blockchain;
  • E-commerce;
  • Inteligência Artificial;
  • Robótica Avançada;
  • Internet das Coisas;
  • ERP Cloud Computing.

Quais as Tendências de Tecnologia Industrial para o Futuro?

A tecnologia industrial cresce constantemente e vem solucionando diversos gargalos relacionados à produção e administração da indústria, o que beneficia o mercado como um todo e torna o processo mais sustentável. 

Realizar uma análise de tendências de tecnologia industrial deve partir de um olhar sobre os problemas da indústria, pois é com base neles que surgem as soluções e inovações do mercado e por isso tem sido tão eficaz o crescimento da tecnologia aplicada aos processos industriais. 

Além das inovações que já estão presentes no cotidiano da indústria, existem outras que certamente devem ser integradas no futuro, como por exemplo: 

Metaverso Industrial: 

O tão comentado metaverso merece atenção quando falamos sobre tendências industriais, já que promete integrar aspectos sociais, econômicos e culturais em um universo digital compartilhado. A combinação entre a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, pode resultar em um novo método de controle de produção. 

Ultra Automação: 

Combinando tecnologias de Inteligência Artificial, Robótica e Aprendizagem Automática (machine learning) a tecnologia industrial pode automatizar os processos ao máximo, podendo explorar a comunicação entre máquinas que emitem ordens de produção para outras máquinas assim que finalizam o seu processo.

Qual o Impacto da Tecnologia na Automação Industrial?

A tecnologia tem sido fundamental para automação industrial, tendo em vista que todas as inovações partem de uma certa digitalização dos processos. Isso aumenta a produtividade da empresa assim como o faturamento e os resultados.

De acordo com a pesquisa realizada pela CNI, mais de 50% das empresas que integraram em seu processo produtivo até 3 tecnologias, registram estabilidade ou crescimento no lucro em relação ao período anterior à pandemia. 

Conclusão:

A Tecnologia Industrial segue sendo implementada pelas indústrias no Brasil, a fim de consolidar a Indústria 4.0 como fruto de uma revolução tecnológica. 

A indústria está buscando por tecnologias de ponta, modernizar as etapas de manufatura e tornar os processos mais eficientes, com isso, tem obtido sucesso com aumento de produtividade, automação de processos e gerenciamento eficaz.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.