Técnicos portugueses são segredo para sucesso na Libertadores?

Técnicos portugueses são segredo para sucesso na Libertadores?

Até dezembro de 2019, nenhum técnico português tinha conseguido conquistar a Copa Libertadores. No entanto, em duas temporadas seguidas, tanto Jorge Jesus como Abel Ferreira conseguiram guiar seus respetivos times brasileiros até à glória da competição mais importante de futebol da América Latina. Mas qual será o segredo para esse sucesso inesperado?

Assim como Jorge Jesus, Abel Ferreira também assumiu a liderança de um time brasileiro já no meio da temporada. Contudo, isso não foi empecilho para que os dois técnicos portugueses galgassem êxito em suas respetivas primeiras temporadas na Primeira Liga de futebol do Brasil – já entrando na lista dos “melhores técnicos estrangeiros” da história do futebol brasileiro.

Será que tais feitos inesperados provam que os técnicos estrangeiros estão conseguindo entregar novas ideias e conceitos técnicos ou táticos diferentes dos técnicos nacionais? O que acontecerá com Abel Ferreira, agora que faz uma temporada dos sonhos com o Palmeiras? Continuará no alviverde ou será tentando por outros times, como aconteceu com Jorge Jesus?

Palmeiras tem 1ª conquista da Libertadores desde 1999

No início de novembro de 2020, o jovem técnico português Abel Ferreira foi contratado para assumir o comando do Palmeiras. Com isso, poucos foram os torcedores que ficaram otimistas quanto a uma vitória no Brasileirão ou na Copa Libertadores. Contudo, três meses depois, não só o time já conquistou sua primeira Copa Libertadores desde 1999, como também ainda está lutando pela conquista do Brasileirão.

Com uma ideia de jogo muito prática e objetiva, o técnico português parece ter conseguido encontrar o melhor jeito de extrair o máximo possível do talento que tem no elenco, mesmo que não seja o mais caro do Brasil nessa temporada. Assim, apesar de um início mais atribulado, a verdade é que o time do Palmeiras está terminando a temporada muito forte, podendo ainda chegar a final do Mundial de Clubes.

Ou seja, um pouco como acontece com Jorge Jesus, que conquistou em sua primeira temporada no Flamengo o Brasileirão e a Libertadores, Abel Ferreira poderá igualar ou até mesmo superar seu colega português. Caso isso aconteça, certamente essa será uma das melhores temporadas já realizadas pelo time do Palmeiras.

Investimento em técnicos portugueses é para continuar?

É importante notar que nem todas as contratações de técnicos portugueses na presente temporada tiveram bons resultados entre os times do Brasileirão. Por exemplo o time do Santos, que até conseguiu chegar à final da Copa Libertadores, iniciou sua temporada com o experiente técnico português Jesualdo Ferreira. Contudo, em poucas semanas, rapidamente se percebeu que o amigo de Jorge Jesus não estava conseguindo atingir o mesmo brilho, tendo sido demitido poucos meses depois.

Por outro lado, o carismático técnico português Sá Pinto foi contratado pelo Vasco da Gama para que o time conseguisse permanecer longe da zona de rebaixamento. Porém, também desde início o time não conseguiu se adaptar aos métodos de trabalho de seu novo técnico, tendo apresentado sérias dificuldades para ganhar seus jogos no Brasileirão.

Logo, apesar do sucesso de Abel Ferreira e Jorge Jesus em temporadas consecutivas, a contratação dos times do Brasileirão deverá se focar, cada vez mais, nas competências apresentadas por cada técnico, ao invés de somente sua nacionalidade. Porém, é um fato que as apostas em técnicos estrangeiros estão funcionando na perfeição para times históricos como o Palmeiras e Flamengo.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: