Tecnologia

Pela primeira vez, inteligência artificial vai assessorar réu em um julgamento

Objetivo do "advogado robô" é substituir por completo algumas especialidades do direito para economizar o dinheiro das pessoas

Um ‘advogado robô’ irá aconselhar um réu perante um tribunal pela primeira vez na história durante uma audiência relacionada a uma multa de trânsito, relata o portal NewScientist.

O julgamento será realizado em fevereiro, embora o local ou identidade do réu não tenha sido revelado. O ‘advogado robô’ é na verdade um aplicativo baseado em inteligência artificial que será executado em um celular. O programa vai ‘ouvir’ em tempo real os argumentos do promotor, analisá-los e então instruir o réu através de um fone de ouvido sobre o que responder.

Em caso de perda do julgamento, a empresa que desenvolve o programa, DoNotPay , se comprometeu a pagar a multa de seu cliente. O projeto foi lançado em 2015 como um chatbot que presta assessoria jurídica a consumidores que enfrentam multas. Ao longo dos anos, seus desenvolvedores foram aprimorando-o e, em 2020, recorreram à inteligência artificial.

A inteligência artificial substituirá os advogados?

A empresa atua nos Estados Unidos e no Reino Unido, e seu fundador e CEO, Joshua Browder, explicou que o objetivo final do app é substituir por completo algumas especialidades do direito para economizar o dinheiro das pessoas.

“É tudo uma questão de linguagem [legal], e é por isso que os advogados cobram centenas ou milhares de dólares por hora”, disse Browder, um cientista da computação. “Ainda haverá muitos bons advogados capazes de argumentar perante o Tribunal, mas muitos advogados cobram muito dinheiro para copiar e colar documentos, então acho que eles definitivamente serão e devem ser substituídos”, acrescentou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ratinho coloca Marquito na parede e desmascara sua atitude Primeira casa impressa em 3D é entregue nos EUA Carlos Alberto revela depressão por ausência de Silvio Santos Bolsas de estudo para estudar no Canadá, China e Estados Unidos Quais foram as dezenas mais sorteadas da Mega da Virada? ITA oferece cursos gratuitos abertos à população Nasa quer avaliar como o mundo reagiria à vida alienígena 4 criptomoedas do metaverso com potencial de crescimento em 2022 Criptomoeda inspirada em Elon Musk cresce mais de 50% Cinco mil vagas para cursos gratuitos pelo MEC
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.