Ciência

Tarefas complicadas trazem benefícios para memória, informa pesquisa

Pessoas que trabalham em locais que exigem maior esforço mental tem a possibilidade de uma melhor memória na velhice, conforme revela uma pesquisa feita pela Heriot-Watt University, no Reino Unido, e divulgada na revista Neurology. A pesquisa foi realizada com mais de mil escoceses a partir dos 70 anos de idade. Foram tiradas algumas conclusões e entre elas está a descoberta de que aquelas pessoas que exercem funções complicadas tiveram melhor desempenho durante testes de memória.

Foto: Divulgação/Heriot-Watt University
Foto: Divulgação/Heriot-Watt University

Uma das conclusões comprovadas pelos pesquisadores é que tudo depende do ambiente, se ele for mais estimulante ajudará na construção de uma “reserva cognitiva” que com certeza beneficiará e protegerá o cérebro do envelhecimento. Os pesquisadores pretendem realizar outros estudos para tirar outras conclusões de como o estilo de vida e trabalho interagem para afetar a memória. Os ajudantes realizaram testes para avaliar a memória, a velocidade de processamento e a capacidade de raciocínio geral. Foi solicitado também que eles preenchessem um questionário sobre a vida profissional.

A pesquisa comprovou que aqueles indivíduos que exerciam funções que exigiam habilidades complicadas como, por exemplo, lidar com dados ou pessoas obteve melhores pontuações nos exames de memória e raciocínio do que aqueles que trabalhavam com menos atividade mental, como operários e encadernadores. O pesquisador Alan Gow explica que é importante ressaltar que o estudo aponta para uma pequena e sutil associação entre a ocupação e a cognição na velhice em vez de oferecer a prova de que a ocupação das pessoas tem uma influência direta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.