Tarefas complicadas trazem benefícios para memória, informa pesquisa

Tarefas complicadas trazem benefícios para memória, informa pesquisa

Tarefas complicadas trazem benefícios para memória, informa pesquisa

Romário Nicácio dezembro 6, 2014 Ciência

Pessoas que trabalham em locais que exigem maior esforço mental tem a possibilidade de uma melhor memória na velhice, conforme revela uma pesquisa feita pela Heriot-Watt University, no Reino Unido, e divulgada na revista Neurology. A pesquisa foi realizada com mais de mil escoceses a partir dos 70 anos de idade. Foram tiradas algumas conclusões e entre elas está a descoberta de que aquelas pessoas que exercem funções complicadas tiveram melhor desempenho durante testes de memória.

Foto: Divulgação/Heriot-Watt University

Foto: Divulgação/Heriot-Watt University

Uma das conclusões comprovadas pelos pesquisadores é que tudo depende do ambiente, se ele for mais estimulante ajudará na construção de uma “reserva cognitiva” que com certeza beneficiará e protegerá o cérebro do envelhecimento. Os pesquisadores pretendem realizar outros estudos para tirar outras conclusões de como o estilo de vida e trabalho interagem para afetar a memória. Os ajudantes realizaram testes para avaliar a memória, a velocidade de processamento e a capacidade de raciocínio geral. Foi solicitado também que eles preenchessem um questionário sobre a vida profissional.

A pesquisa comprovou que aqueles indivíduos que exerciam funções que exigiam habilidades complicadas como, por exemplo, lidar com dados ou pessoas obteve melhores pontuações nos exames de memória e raciocínio do que aqueles que trabalhavam com menos atividade mental, como operários e encadernadores. O pesquisador Alan Gow explica que é importante ressaltar que o estudo aponta para uma pequena e sutil associação entre a ocupação e a cognição na velhice em vez de oferecer a prova de que a ocupação das pessoas tem uma influência direta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos