Mundo

Talibã proíbe que mulheres façam viagens sem a companhia de homens

Governo afegão restringiu área que elas podem sair sozinhas

(ANSA) – O grupo fundamentalista Talibã, que retomou o poder no Afeganistão em 15 de agosto deste ano, anunciou neste domingo (26) mais uma restrição para mulheres: elas não poderão viajar sem o acompanhamento de um “homem da família”.

Segundo a ordem dada pelo Ministério da Promoção das Virtudes e da Prevenção de Vícios, elas só poderão andar sozinhas em uma área de até 70 quilômetros de suas residências. Além disso, há a “recomendação” para que motoristas (seja de táxis ou ônibus) não aceitem mulheres “sem véu islâmico” em seus veículos.

Essa é a enésima vez que o grupo fundamentalista retira direitos das mulheres que, nos últimos dias, também foram proibidas de aparecer “em novelas e séries” e que, aquelas que trabalham como jornalistas, usem um “véu islâmico” na frente das câmaras.

Ao reassumir o poder, o Talibã fez uma série de anúncios de que não retirariam os direitos das mulheres conquistados durante os 20 anos da ocupação norte-americana e que não fariam um governo igual ao seu anterior, entre 1996 e 2001.

Naquela época, elas eram proibidas de sair de casa sem a companhia de um homem e não podiam estudar ou trabalhar. Apenas algumas eram autorizadas a fazer medicina ou enfermagem, já que não permitiam que homens médicos as atendessem.

Mas, desde que assumiram o poder, mês a mês, direitos foram sendo retirados.

Muitas não conseguiram retornar ao trabalho ou aos estudos sob a desculpa de que era para a “segurança” delas; as aulas foram separadas novamente entre homens e mulheres; e elas são obrigadas a usar “véus islâmicos” para qualquer atividade fora de suas casas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.