Saúde

SUS ganhará 25 novas parcerias para o desenvolvimento de medicamentos

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai receber 25 novas parcerias para o desenvolvimento nacional de medicamentos mais importantes. Quem anunciou a novidade foi o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a 14ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS), nesta quinta-feira (14).

Doenças como hepatite C, câncer, artrite reumatóide e HIV são as consideradas mais predominantes no país. Por esse motivo, 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos a serem usados para tratamento dessas doenças serão viabilizados pelas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). E ainda, no total, 80 propostas foram apresentadas aos 49 produtos considerados essenciais para Sistema Único de Saúde

A previsão é que ainda no primeiro trimestre de 2018, sejam assinados os contratos para o desenvolvimento dos medicamentos, de acordo com o ministério da Saúde. É esperado um valor de R$ 6,4 bilhões de investimentos públicos e privados na produção nacional de medicamentos ao longo da vigência dos acordos entre laboratórios públicos e privados.

Para quem sofre com a hepatite C, por exemplo, a estimativa é de que o valor seja negociado com preços até 70%. Isso também vale para outros remédios, anunciou o ministro. “Um dos exemplos é a negociação [do preço dos medicamentos] da hepatite C. Iniciamos em 2015 com 24 mil tratamentos e agora vamos para 50 mil tratamentos, que são os remanescentes diagnosticados de hepatite C. Estamos caminhando para um programa de erradicação a custo de US$ 3 mil o tratamento. Começamos com 9 mil dólares por tratamento.”

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.