Ciência

‘Superlua’ poderá ser vista na madrugada desta sexta-feira (20)

Superlua
Lua vista atrás de torre da Universidade da Flórida, nos EUA. Foto: Divulgação

O fenômeno ‘superlua’, que é o alinhamento entre o Sol, Terra e Lua, com a lua mais próxima da Terra, poderá ser vista de qualquer lugar do país com bos condições meteorológicas, segundo especialistas, na madrugada desta sexta-feira (20). Esse fenômeno ocorre nas fases de Lua Cheia ou Lua Nova. No caso desta sexta-feira, a Lua estará entrando em sua fase nova às 6h38.A superlua é ainda mais interessante quando ocorre na Lua Cheia. A próxima superlua está prevista para 29 de agosto.

Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.