Notícias

STF mantém anulação das condenações de Lula na Lava Jato

(ANSA) – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (15) para anular as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitando o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). O placar para manter a incompetência de Curitiba nas sentenças do petista foi de 8 votos favoráveis e 3 contrários.

O relator do processo, Edson Fachin, votou para garantir a decisão anterior porque a 13ª Vara de Curitiba não é o “juízo universal” de fatos ligados à Lava Jato.

Além dele, os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso foram favoráveis a manutenção da anulação da condenação. Somente Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Nunes Marques, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, votaram pela aceitação do recurso.

Com a decisão, o petista se mantém elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais, já que as condenações por corrupção e lavagem de dinheiro nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia são anuladas.

O julgamento sobre Lula foi retomado um dia depois dos ministros decidirem que o caso deveria ser analisado pelo plenário, e não pela Segunda Turma, como pedido feito pelos advogados do ex-presidente.

A sessão de hoje foi encerrada, e o julgamento terá continuidade no próximo dia 22 de abril, quando os ministros ainda devem decidir se os processos serão remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal ou de São Paulo.

Em março, Fachin declarou monocraticamente a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) para julgar os casos de Lula e tornou nulas as condenações nas ações do tríplex do Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia (SP).

Na decisão liminar, o magistrado também remeteu para a Justiça Federal do Distrito Federal os dois processos relacionados à sede e às doações ao Instituto Lula.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.