Universo

Sonda New Horizons se aproxima de Plutão e Nasa divulga fotos, confira!

plutão1
Foto: Divulgação / NASA

A agência espacial americana (Nasa) informou que a sonda New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão na manhã desta terça-feira (14). Depois de viajar por nove anos e quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra), o equipamento conseguiu ficar a 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar.

A New Horizons recebeu as últimas fotos tiradas pela NASA, que revelam novos dados sobre a geologia de Plutão e mostra mais claramente a estrela anã Charon, o maior dos seis satélites do planeta. As novas imagens transmitidas a uma distância de 5,4 milhões de quilômetros de nosso planeta revelam a outra face de Plutão com todas as suas peculiaridades. Uma das fotos mostra uma longa faixa escura conhecida como a “baleia”.

As fotos exibem parte da superfície plutônica que sempre enfrenta Charon, a maior lua. Além disso, você pode ver a parte inferior dessa faixa escura (a “baleia”), perto de seu Equador e uma área cinzenta é a única região onde ocorrem os processos dinâmicos e interativos.

Foto: NASA

Foto: NASA

Foto: NASA

Foto: NASA

Foto: NASA

Foto: NASA

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.