Notícias

Sonda ExoMars descobre ‘quantidades significativas de água’ no Grand Canyon de Marte

A área rica em água tem aproximadamente o tamanho da Holanda

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou na quarta-feira (15) que encontrou ‘quantidades significativas de água’ escondidas no Grand Canyon de Marte.

A descoberta foi feita pela sonda orbital ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), que avistou a água a apenas um metro abaixo da superfície dos Valles Marineris – um enorme sistema de cânions que se estende por mais de 3.862,426 quilômetros pela paisagem empoeirada de Marte.

A área rica em água tem aproximadamente o tamanho da Holanda e se sobrepõe aos profundos vales do Caos Candor, parte do sistema de cânions considerado promissor na caça por água em Marte.

“Encontramos uma parte central de Valles Marineris cheia de água – muito mais água do que esperávamos”, disse Alexey Malakhov, também do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências e co-autor do estudo, em um declaração. “Isto é muito parecido com as regiões permafrost da Terra, onde o gelo persiste permanentemente sob o solo seco por causa das baixas temperaturas constantes.”

A primeira evidência de água em Marte foi divulgada pela NASA em 2006 – fotos de duas crateras chamadas Terra Sirenum e Centauri Montes que parecem mostrar a presença de água líquida em Marte em algum ponto entre 1999 e 2001.

Em 31 de julho de 2008, a sonda Phoenix Mars da NASA confirmou a presença de água congelada em Marte, que contém os mesmos elementos que a água que temos na Terra e que não é outra forma de gelo.

Imagem: Reprodução/I. Mitrofanov et al. (2021)

O planeta vermelho apresenta vários vales antigos e secos e canais de rios que há muito apontam para a possibilidade de água líquida fluir para lá.

E o Perseverance da NASA está atualmente viajando por Marte para explorar a cratera de Jezero, que era um lago cheio de água cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. A presença de água já foi encontrada em Marte, mas apenas observada como gelo armazenado na calota polar ou nas profundezas do solo. No entanto, a recente descoberta é uma das primeiras a procurar água mais perto da superfície.

Igor Mitrofanov do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências em Moscou, Rússia, e principal autor do novo estudo, disse em um comunicado : “Com o TGO, podemos olhar um metro abaixo desta camada empoeirada e ver o que realmente está acontecendo abaixo da superfície de Marte – e, crucialmente, localizar ‘oásis’ ricos em água que não poderiam ser detectados com instrumentos anteriores”.

A descoberta foi feita pelo instrumento FREND do orbitador (Fine Resolution Epithermal Neutron Detector). Os pesquisadores analisaram as observações do FREND de maio de 2018 a fevereiro de 2021, permitindo-lhes mapear o conteúdo de hidrogênio do solo de Marte detectando nêutrons em vez de luz.

Isso ocorre porque quando o solo é atingido por raios cósmicos de alta energia, ele emite nêutrons, com o solo seco emitindo mais nêutrons do que o solo úmido. Os nêutrons ajudam a guiar os cientistas para onde a água pode estar à espreita no solo.

“FREND revelou uma área com uma quantidade invulgarmente grande de hidrogênio no colossal sistema de cânions Valles Marineris: assumindo que o hidrogênio que vemos está ligado às moléculas de água, até 40 por cento do material próximo à superfície nesta região parece ser água”, disse Mitrofanov.

Os cientistas não têm certeza se a água abaixo da superfície está na forma de gelo ou se está quimicamente ligada a outros minerais do solo. “No geral, achamos que essa água existe mais provavelmente na forma de gelo”, disse Mitrofanov. Existe a possibilidade de que haja alguma condição diferente e desconhecida ocorrendo em Valles Marineris, que esteja ajudando a preservá-la ou até a reabastecendo.

O TGO foi lançado em 2016 como o primeiro de dois lançamentos no programa ExoMars. O orbitador será acompanhado em 2022 por um rover europeu, Rosalind Franklin, e uma plataforma de superfície russa, Kazachok, e todos trabalharão juntos para entender se alguma vez existiu vida em Marte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.